CUIABÁ

MATO GROSSO

Museu de História Natural promove atividades para estimular a redução do uso dos plásticos

Publicados

MATO GROSSO

Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado dia 05 de junho, o Museu de História Natural de Mato Grosso preparou várias atividades para estimular a população a reduzir o uso de plásticos no dia-a-dia. A programação de junho inclui oficinas, vivência e aula de ioga. A entrada é gratuita, mas é preciso fazer inscrição para participar.

A programação de junho está alinhada ao tema proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), cuja mensagem chave é ‘combata a poluição plástica’. Assim, as atividades buscam mostrar ao público que atitudes simples na rotina, como reutilizar e reciclar resíduos plásticos, contribui para uma vida mais consciente e sustentável.

O Museu de História Natural está localizado em uma extensa área verde às margens do rio Cuiabá, e a curadora Vitória Ramirez Zanquetta destaca a importância dos museus se engajarem nas ações globais de preservação do meio ambiente.

“As instituições museológicas devem ser aliadas na promoção de ações de educação socioambiental, atuando como agentes ativos na construção de uma nova consciência sobre o meio ambiente. É fundamental que os museus proponham atividades de reflexão sobre os impactos, muitas vezes irreversíveis, que o ser humano causa ao meio em que vive”.

O Museu de História Natural de Mato Grosso é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que funciona em gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss).

Programação de junho

03 de junho – Oficina Sons de Brinquedos Divertidos – com Alice Oliveira
Horário: 9h às 11h
A oficina apresenta a forma lúdica de inventar brinquedos com materiais reaproveitáveis. Assim, cada participante irá refletir sobre a importância da reutilização para diminuir a poluição ambiental. Os participantes da oficina confeccionarão o ‘Barangandã’ e o ‘Raspa-Raspa’. Os participantes devem levar duas garrafas PETs grandes, limpas e com tampas.
Inscrições: https://linktr.ee/mhnmt

Leia Também:  Saiba como é elaborado o laudo de necropsia do IML

08 de junho – Dia Sem Plástico / Vivência Sustentável + criatividade – com Tálita Palácio
Horário: 14h às 18h
O Museu convida você a participar do ‘Dia Sem Plástico’, um movimento que busca conscientizar a comunidade sobre a importância de reduzir a poluição plástica.
Será uma tarde criativa no Museu para falar e fazer sustentabilidade. Ser sustentável é pensar na nossa casa, nossas árvores, nosso bairro e nossa cidade. É um convite para pensar em como tornar os hábitos mais sustentáveis no dia-a-dia.
Abertura das inscrições dia 07/06 às 17h: https://linktr.ee/mhnmt

09 de junho – Oficina Ressignificando o Lixo – com Tânia Pardo
Horário: 9h às 11h
Uma oficina para transformar lixo em arte! A partir de um mutirão de limpeza da margem do rio Cuiabá, a ideia é separar os resíduos para criar uma obra única, que inspire um mundo sustentável. Reutilizando latinhas, garrafas, tampinhas e outros itens para compor uma tela cheia de cores e texturas.
Abertura das inscrições dia 07/06 às 17h: https://linktr.ee/mhnmt

10 de junho – Oficina Vasinhos Divertidos em PET – com Danilo Barreto
Horário: 9h às 11h
Contribuir com a natureza e ainda trazer a beleza das plantas para dentro de casa. Essa é a proposta da oficina de reutilização de garrafas PET, que ensinará a produzir vasinhos decorativos a partir de materiais recicláveis. Os participantes aprenderão um modelo de peça, mas terão liberdade para criarem suas próprias versões.
Abertura das inscrições dia 07/06 às 17h: https://linktr.ee/mhnmt

Leia Também:  TCE-MT mantém suspenso pregão da SES para obras em unidades de saúde

17 de junho – Oficina de Fanzines: Expressões Criativas
Horário: 9h às 11h
Os participantes vão criar suas próprias fanzines (revista feita com recortes de papéis recicláveis que abordam uma temática) utilizando colagens e pequenos textos sobre a importância da preservação do meio ambiente. Através das fanzines, os participantes irão informar, inspirar e engajar os leitores sobre a urgência de cuidar do nosso planeta.
Abertura das inscrições dia 14/06 às 17h: https://linktr.ee/mhnmt

24 de junho – Yoga no Jardim + Pintando Paisagens – com Amanda Cristie e Cássio Wilker
Horário: 8h às 11h
Dia 21 de junho é o Dia Internacional da Yoga e, e o Museu irá oferecer uma prática de Hatha Yoga no jardim. Depois, será realizada a oficina de pintura de paisagem mato-grossense, com Cássio Wilker. Na atividade, o instrutor propõe a discussão e a reflexão sobre os biomas do Centro-Oeste e sua preservação.
Abertura das inscrições dia 21/06 às 17h: https://linktr.ee/mhnmt

Serviço:

As inscrições são liberadas nas quartas-feiras que antecedem à realização das atividades. Para se inscrever, basta acessar e preencher o link disponível no Instagram @museuhistorianaturalmt. As oficinas são gratuitas.

Mais informações: (65) 3634-4858 ou (65) 99686-7701 WhatsApp.

Funcionamento do Museu: Quarta a sexta-feira, das 8h às 18h.

Entrada para visitar as exposições: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Entrada gratuita aos domingos.

Endereço: Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá.
(Com informações da Assessoria do Museu)

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Ordem Pública e Procon oferecem atendimento no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá ampliou o acesso aos serviços públicos com a disponibilização de guichês de atendimento da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) e do Procon Municipal na nova sede do Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), instalada em frente ao Palácio Alencastro, na região central da capital.

A iniciativa tem como objetivo descentralizar os atendimentos presenciais facilitando o acesso da população aos serviços municipais. Com a nova estrutura, os cidadãos passam a contar com mais um ponto de atendimento além das sedes já existentes dos órgãos.

No espaço destinado ao Procon Municipal, os consumidores podem receber orientações sobre seus direitos, registrar reclamações, consultar o andamento de processos, obter retorno de demandas já protocoladas e realizar o agendamento de audiências de conciliação.

Já os serviços da Secretaria de Ordem Pública, antes concentrados na sede da pasta, localizada na Avenida Érico Preza, nº 1.101, no bairro Jardim Itália, dentro do Parque Tia Nair, também passam a ser oferecidos no CIAC. A medida beneficia principalmente moradores e trabalhadores da região central, que terão acesso facilitado aos protocolos e processos administrativos da secretaria.

Leia Também:  Centro Judiciário da Fazenda Pública é mais uma opção para solução de conflitos em Mato Grosso

Entre os serviços disponíveis estão pedidos de devolução de materiais apreendidos, juntada de documentos, solicitação de cópias de processos, emissão e renovação de Termo de Permissão de Uso (TPU), solicitação de licença especial de eventos, solicitação de autorização de poda de árvore, apresentação de defesa administrativa, cumprimento e contestação de notificações, além de pedidos de desembargo de obras, desinterdição e levantamento de suspensão ou redução de atividades.

Durante o atendimento no CIAC, o cidadão receberá orientações sobre a documentação necessária para o serviço solicitado. Quando o atendimento for realizado por terceiros, será obrigatória a apresentação de procuração assinada pelo interessado, acompanhada de cópia do documento de identificação do procurador.

Além do atendimento presencial, o cidadão pode utilizar o sistema Web Denúncias, disponível no Portal SORP, no endereço https://sorp.cuiaba.mt.gov.br, para comunicar situações que demandem a atuação da fiscalização. Para denúncias de poluição sonora, também está disponível o Disque-Silêncio pelo telefone (65) 99341-3000. O atendimento em regime de plantão ocorre às sextas-feiras e aos sábados, a partir das 22h, e aos domingos, a partir das 19h.

Leia Também:  Pesquisa de MT comprova eficiência do uso de resíduos de vidro na produção de blocos de concreto



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA