CUIABÁ

MATO GROSSO

Projeto Verde Novo realiza ação ambiental em Escola Municipal de Várzea Grande

Publicados

MATO GROSSO

O Projeto Verde Novo esteve nessa quarta-feira (26 de abril), na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Aristides Pompeo de Campos, no bairro Jardim Eldorado, em Várzea Grande. A unidade é primeira escola deste ano a receber o projeto de conscientização ambiental desenvolvido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Especial Volante Ambiental (Juizado).
 
Participaram da ação 25 alunos do Programa ‘Escola em Tempo Ampliado’ (ETA), realizado pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande, com aulas e atividades pedagógicas em tempo integral, das 7h às 17h. A escola reúne um total de 544 alunos com idade entre 4 e 5 anos matriculados na educação infantil, e crianças do ensino fundamental do 1º ao 5º ano.
 
As atividades tiveram início com a palestra sobre arborização urbana, realizada pela engenheira florestal do Verde Novo, Rosiani Carnaíba. O foco da palestra é transmitir às crianças de forma simples e didática informações sobre a importância da preservação de rios e matas, os benefícios da formação de espaços públicos arborizados e orientações sobre o plantio de novas árvores.
 
“A ação de educação ambiental, principalmente nas escolas, tem outro sabor exatamente pela facilidade que as crianças têm de absorver o conhecimento e colocá-lo em prática. Elas são participativas, questionam, contam fatos vividos na família e na comunidade, e levam tudo que aprenderam de volta para casa, se tornando multiplicadores dentro e fora do ambiente escolar”, descreveu Rosiani.
 
Os alunos também participaram das atividades do ‘Rebojando’, com o palhaço Lelé Picolé Curimpampam, interpretado 2º sargento da Polícia Militar da Coordenadoria Militar do Tribunal de Justiça, Marcelo Luciano Pereira Campos. O momento integra atividades educativas e recreativas, como jogos de perguntas e respostas, e competições entre as crianças sobre educação ambiental.
 
“Receber a parceria do Verde Novo, do Poder Judiciário, é fazer dos nossos alunos multiplicadores. São eles que irão levar para suas famílias, seu bairro, e seus vizinhos, informações sobre preservação ambiental e a importância de ampliarmos a quantidade de árvores no município. Trabalhar temas como o meio ambiente dentro da escola é fazermos das nossas crianças seres humanos para o futuro”, expressou a diretora da escola, Alessandra Assunção Semler.
 
Para a aluna da 4ª série C, Letícia Serdorko, de 09 anos, o conhecimento sobre o cuidado com a natureza é importante para o futuro da humanidade. “Nós tivemos uma tarde muito divertida e aprendemos sobre o cuidado com as árvores. Foram atividades nutritivas que encheram nosso corpo e alma de alegria e conhecimento. Sem as árvores nós não respiramos bem, e não temos a beleza verde que tanto nos encanta. A partir de agora, nós [alunos] vamos usar todo conhecimento que tivemos para cuidar das árvores plantadas na nossa escola, que no futuro nos darão sombras e frutos”.
 
No encerramento das atividades, as crianças realizaram o plantio de mudas de árvores frutíferas, como acerola, amora, pitanga, pitomba e graviola no entorno da quadra de esportes. Também foram distribuídas 70 mudas de árvores para alunos, professores e servidores.
 
O Projeto Verde Novo é uma realização do Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá, em parceria com o Instituto Ação Verde, Grupo Petrópolis, TV Centro América e Energisa. Em Várzea Grande, a ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) e do Aeroporto Internacional de Várzea Grande.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: De costas para a câmera, alunos vestidos com uniforme amarelo erguem os braços enquanto participam da palestra. Segunda imagem: engenheira Rosiani Carnaiba em entrevista à TV.Jus Terceira Imagem: Dois alunos, acompanhados da engenheira Rosiani Carnaíba realizam o plantio de muda de árvore. Quarta imagem: Aluna Letícia Serdorko concede entrevista à TV.Jus.
 
Naiara Martins/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Chuva no Portão do Inferno foi superior a 60mm; trecho permanecerá interditado por mais 12h
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Linhas de crédito do Governo de MT alavancam pequenos negócios do ramo de chocolate e doces

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Empreendedores do segmento criativo de MT participam de feira de negócios em SP

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA