POLÍCIA
Ação conjunta entre Polícias Civis apura identidade de criminoso que atacou Confresa
POLÍCIA
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado e Delegacias da Regional de Confresa, trabalha na investigação do bando armado que atacou a cidade, no último domingo, tentando assaltar uma empresa de segurança de valores.
Equipes da Polícia Civil estão em campo realizando levantamentos, inclusive no estado do Tocantins, onde dois assaltantes do bando foram mortos em confronto com forças policiais. Um deles, inicialmente apontado pelo nome de Rafael Ferreira Pinto, não teve a identidade confirmada pela perícia oficial do Estado de Tocantins, para onde o corpo foi encaminhado para exame de necropsia.
A Polícia Civil de Mato Grosso está realizando as checagens necessárias, com auxílio das Polícias Científica e Civil de Tocantins, para confirmar a real identidade do criminoso que morreu na segunda-feira, em confronto com policiais na zona rural do município de Pium, no estado vizinho. A GCCO também recebeu a colaboração da Polícia Civil de São Paulo para a identificação do criminoso morto.
Exames papiloscópicos apontaram que o corpo não é de Rafael Pinto, cuja família informou que o verdadeiro Rafael teria diversas tatuagens, enquanto que o criminoso morto em confronto não possui nenhuma. O criminoso morto foi reconhecido por familiares como D.R.F., de 46 anos, natural do estado de São Paulo.
O delegado titular da GCCO, Gustavo Belão, explica que outras diligências estão em andamento, com perícias requisitadas nos locais atacados pelo bando criminoso, nos veículos e armamentos apreendidos, além da análise de imagens de câmeras de segurança de Confresa.
Paralelo ao trabalho investigativo da Polícia Civil, todas as forças de segurança estão empenhadas na captura dos criminosos, com equipes especializadas das Polícias Civil, Militar e Federal de Mato Grosso, além de apoio das Secretarias de Segurança Pública dos estados vizinhos – Goiás, Tocantins e Pará e também de Minas Gerais.
Em torno de 80 policiais do Bope, Gerência de Operações Especiais,GCCO e Ciopaer de Mato Grosso compõem a operação.
Nesta semana, as buscas pelo bando resultaram ainda na captura de um dos criminosos. Foram apreendidos dois fuzis .50, um fuzil 7.62, 50 carregadores de fuzis, milhares de munições, oito coletes balísticos, três capacetes balísticos, materiais explosivos e detonadores, além de coturnos, luvas, joelheiras, cotoveleiras, balaclavas e mochilas.
O secretário de Estado de Segurança Pública, César Augusto Roveri, reforça que a Sesp atua contra os criminosos desde o início da ação e não irá recuar até que todos sejam localizados e presos. “Porque o Governo tem tolerância zero contra o crime organizado”.
O bando criminoso, encapuzado e fortemente armado, invadiu a cidade de Confresa na tarde de domingo utilizando diversos veículos. Após o assalto frustrado, os criminosos roubaram veículos de moradores e incendiaram em pistas nas saídas da cidade para dificultar a ação das polícias.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLÍCIA
Polícia Militar utiliza esporte como ferramenta de transformação social na Baixada Cuiabana
O esporte e a disciplina caminham lado a lado no combate à vulnerabilidade social. A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do 1º e 2º Comandos Regionais, já atende mais de duas mil crianças e jovens, que através da prática esportiva encontraram uma oportunidade de transformação de vida e convivência cidadã.
Pelo menos 2.051 participantes integram diretamente as modalidades oferecidas pelos batalhões militares de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger e unidades especializadas da Capital. Para o comandante-geral adjunto, coronel André Wilian Doreleo, o esporte atua como uma ferramenta estratégica de prevenção primária à violência e fortalecimento dos laços comunitários.
“A missão da Polícia Militar vai muito além do policiamento ostensivo e tático no combate à criminalidade. Quando abrimos os portões dos nossos batalhões para acolher nossas crianças no tatame ou no campo de futebol, estamos investindo no futuro do nosso Estado. O esporte ensina respeito, resiliência e companheirismo. Cada jovem que treina conosco é uma vida protegida e um futuro transformado”, destacou o coronel.
Entre os destaques está o atleta de jiu-jitsu do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Túlio Filho, que conquistou, em janeiro deste ano, a medalha de ouro e o título de Campeão Europeu, em Lisboa, Portugal. Desde os 8 anos de idade, Túlio integra o projeto social do batalhão. Essa foi a segunda vez do atleta representando o Estado na Europa, em 2025 Túlio ficou em segundo lugar na categoria “adulto meio pesado”.
“O jiu-jitsu transformou a minha vida completamente. O esporte me ensinou a ter disciplina e seguir um caminho certo na minha própria vida. O jiu-jitsu Rotam foi um grande divisor de águas, pois eu consegui realizar meus sonhos. Só tenho agradecer aos instrutores, meus pais e amigos pelo apoio e incentivo”, declarou Túlio Filho.
O Batalhão também atende jovens na escolinha de futebol Grêmio Rotam. O comandante da Rotam, tenente-coronel Fábio Alves Ribeiro, enfatizou que a vitória representa não apenas o talento individual do atleta, mas também o resultado de um trabalho contínuo de formação esportiva, disciplina e cidadania promovido pelo projeto social da unidade.
“A iniciativa tem transformado a vida de dezenas de jovens por meio do esporte, incentivando valores como respeito, superação e trabalho em equipe. Cada medalha conquistada é reflexo do compromisso da Rotam com o desenvolvimento humano e social. Ver um atleta formado dentro da nossa unidade alcançar o topo da Europa é motivo de orgulho para toda a corporação”, declarou tenente-coronel Fábio Alves Ribeiro.
O Batalhão de Operações Especiais (Bope) também conta com projetos sociais de judô e aulas de futebol, que já atende mais de 50 matrículas. Os alunos colecionam diversos títulos nacionais e também participam de campeonatos anuais feitos pela unidade. A Força Tática proporciona os projetos Young Boys (Futsal) e Gibborim (Estudos Bíblicos).
Ainda em Cuiabá, há os projetos sociais e esportivos por meio do 1º Batalhão com o Lutando pelo Futuro (Karatê e Jiu Jitsu) que atende mais de 200 alunos, o 3º Batalhão com projeto Crescer com mais de 300 estudantes, bem como o 9º Batalhão com Projeto Lutas que conta hoje com mais de 100 matrículas. Além disso, os policiais militares do 10º Batalhão coordenam os projetos Black Belt (Karatê), Aruandê (Capoeira), Escolinha de Futebol e Futsal, assim como Ginástica para Melhor Idade e Dança e Atividade Recreativa, com 980 participantes.
Já no município de Santo Antônio de Leverger, a 3ª Companhia Independente apresenta o projeto Jiu Jitsu e Judô com 130 alunos. Em Várzea Grande, o 4º Batalhão da PM, que integra o 2º Comando Regional, se destaca, desde 2018, com o 4º Bravo Lutas, voltado para a prática de artes marciais, com mais 140 alunos nas modalidades de Jiu Jitsu, Karatê, Judô e Wrestling (luta livre).
“A prática esportiva é uma ferramenta poderosa de transformação social, pois ela afasta as crianças da vulnerabilidade e molda o caráter de quem será o futuro da nossa sociedade. Nosso compromisso é continuar apoiando iniciativas como esta, que formam não apenas atletas, mas, acima de tudo, bons cidadãos”,enfatizou o comandante do 3º Batalhão, tenente-coronel Adonival Coelho de Souza Júnior.
Todos os projetos sociais ofertados pela Polícia Militar são gratuitos. Além disso, o ingresso de novos alunos podem ser realizados durante todo o ano com a autorização dos pais e/ou responsáveis legais e com a entrega de toda a documentação solicitada por cada diretoria dos projetos.
-
ARTIGOS4 dias atrásA colcha de retalhos da vida e a urgência do autocuidado: uma reflexão sobre o câncer e a prevenção
-
JURÍDICO3 dias atrásAGU pede a Fux que aguarde PGR e mantenha proibição das bets no país
-
ESPORTES3 dias atrásLula defende proibição de bets e cobra clubes de futebol por alternativas de financiamento
-
Rondonópolis5 dias atrásTrecho interditado na Lions Internacional para implantação de rotatória
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMax Russi anuncia que 18 deputados de MT já apoiam candidatura de Flávio Bolsonaro; VEJA VÍDEO
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMax Russi lidera coletiva de imprensa em apoio a Flávio Bolsonaro
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Militar prende três homens suspeitos por homicídio no município de Tangará da Serra
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásMato Grosso lidera produção de grãos no Brasil e concentra 59,7% do gergelim nacional


