CUIABÁ

MATO GROSSO

Setasc realiza primeira capacitação de entrevistadores do Cadastro Único no estado em 2023

Publicados

MATO GROSSO

Entrevistadores do formulário do Cadastro Único de 34 municípios de Mato Grosso participam nesta semana da 1ª turma da capacitação “Formulários do Cadastro Único – 2023”. O curso, que teve início nesta terça-feira (11) e vai até o próximo dia 13, é realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social (Saas), em Cuiabá.

O objetivo da capacitação é orientar os servidores municipais que possuem a função de entrevistar e coletar dados socioeconômicos de famílias que possuem perfis para o Cadastro Único. Serão dadas orientações sobre os conceitos que fundamentam o processo de preenchimento correto dos formulários.

A coordenadora de Gestão do Cadastro Único da Setasc, Rúbia Cristina Lima da Silva, explicou que, com a capacitação, os entrevistadores serão capazes de realizar as entrevistas com as famílias de forma a preencher todos os requisitos solicitados nos formulários, sem induzir as respostas. “É uma entrevista longa, que demora, e que precisa ser fidedigna, por isso é necessário que os entrevistadores estejam bem capacitados e saibam como abordar as famílias que serão entrevistadas”, completou Rúbia.

Leia Também:  Encontro estadual do MPMT ocorrerá nesta quinta e sexta-feira

Entre os servidores que participam da capacitação está a entrevistadora Isabela Almeida dos Santos Silva, servidora do município de Apiacás, localizado a aproximadamente 1.000 quilômetros de Cuiabá. Ela ressaltou a importância de participar do curso. “A partir dessa capacitação, teremos como buscar mais informações das famílias, por meio das visitas nas casas e das entrevistas, e com isso, saberemos preencher da melhor forma possível as informações que compõem o formulário do Cadastro Único. E isso é muito importante não só pra nós, mas para as famílias que serão beneficiadas no processo”, ressaltou.

Além de adquirir conhecimento na capacitação, Isabela também multiplicadora dessas informações para os servidores que permaneceram no município. “Temos várias situações novas no preenchimento do formulário e todos precisam saber sobre o processo, desde a recepcionista até os entrevistadores”, disse.

Para a coordenadora da equipe volante de Assistencial Social do município de Juara, Benedita Maria de Jesus de Oliveira, o momento é muito importante para as equipes municipais que trabalham com o Cadastro Único, para repassar conhecimento sobre as novidades do cadastramento. “É um grande prazer estar em Cuiabá e agradecer a primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes e o governador do Estado, Mauro Mendes, e toda a equipe envolvida nessa importante política pública de capacitação que vem fortalecer todo o conhecimento já existente no Cadastro Único, uma vez que está tendo várias inovações e mudanças nessa política de direito das pessoas menos favorecidas no nosso estado e no Brasil”, concluiu.

Leia Também:  Polícia Militar prende suspeito por estupro de vulnerável contra enteada de 12 anos em Carlinda

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Governo de MT paga salário dos servidores estaduais nesta sexta-feira (29)

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Governo de MT entrega 200 escrituras definitivas no bairro Jardim Renascer nesta sexta-feira (1º)

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA