CUIABÁ
Cuiabá recebe novos lotes de medicamentos por meio do Consórcio Intermunicipal
CUIABÁ
Os carregamentos de medicamentos adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS, por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Cuiabá (CISVARC), continuam chegando na capital. A pedido do prefeito Emanuel Pinheiro, a SMS fez uma força-tarefa para a aquisição de insumos e medicamentos de maneira célere e a previsão é que nos próximos dias o Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá – CDMIC receba novos lotes.
Na última sexta-feira (03) o CDMIC recebeu um grande lote de medicamentos, que serão distribuídos na rede municipal. “Recebemos 100 mil comprimidos de Amoxicilina, 50 mil comprimidos de Ciprofloxacina, que é um antibiótico, 300 mil comprimidos de Nifedipina, usada para o controle de pressão arterial, além de outros medicamentos como Tramadol, Dipirona, e outros antibióticos. Entre esses medicamentos, alguns são injetáveis, para uso em unidades de Pronto Atendimento e os comprimidos são para dispensação na Atenção Primária”, explicou Renaudt Tedesco, coordenador técnico de farmácia.
O coordenador revelou que está prevista a entrega de mais medicamentos nos próximos dias, pois já foi emitida nota de empenho e ordem fornecimento para os fornecedores. Em fevereiro foi realizado o processo licitatório 02/23 através do CISVARC, na modalidade registro de preço, visando futura e eventual aquisição de medicamentos que foram malsucedidos nas licitações anteriores e nos próximos 15 dias as atas de registro de preço já estarão disponíveis para utilização.
“Estamos trabalhando arduamente para conseguirmos abastecer toda a rede Primária, Secundária e Terciária o quanto antes e felizmente os medicamentos e insumos começaram a ser entregues pelos fornecedores. Temos consciência do nosso dever e da importância do trabalho que realizamos, por isso estamos diariamente empenhados na missão normalizar o abastecimento da rede de atenção à saúde e proporcionar uma assistência farmacêutica de qualidade para a população cuiabana”, concluiu o coordenador.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Dia de Cidadania reúne serviços gratuitos e facilita o acesso da população a direitos em Cuiabá
Quem precisa emitir documentos, regularizar pendências ou obter orientações sobre serviços públicos tem até esta sexta-feira (16.10) para aproveitar o Dia de Cidadania – Setasc 2026. Promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), a iniciativa oferece atendimentos gratuitos à população e aos servidores públicos, das 8h às 15h, na sede da Secretaria, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
A ação reúne órgãos públicos e instituições parceiras em um só lugar, facilitando o acesso a serviços essenciais e evitando que as pessoas precisem se deslocar para diferentes locais para resolver suas demandas.
Entre os serviços disponíveis estão a emissão de documentos, a regularização de CPF, o atendimento jurídico, as orientações sobre direitos do consumidor, as consultas de débitos de veículos e tributos, a renegociação de dívidas, os serviços bancários e as informações sobre programas habitacionais.
Participam da iniciativa o Ganha Tempo, a Receita Federal, o Procon Estadual, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Sicoob, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), a Secretaria Municipal de Fazenda, o Detran-MT, a MT Participações e Projetos (MT Par), a Águas Cuiabá, a Energisa e a PAX Nacional Prever.
A facilidade de acesso aos serviços e a presença de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) foram diferenciais para a auxiliar de secretaria Lanny Chaves, de 28 anos, moradora de Várzea Grande. Ela soube da ação por meio da Central de Interpretação de Libras (CIL), gerenciado pela Setasc e também encontrou informações sobre o evento no Instagram.

Atendimento a comunidade surda com acompanhamento da CIL. Foto João Reis
Lanny aproveitou a oportunidade para buscar diferentes atendimentos, incluindo a consulta de CPF, a emissão de uma nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e a solicitação de segunda via de certidão de nascimento. Para ela, reunir os serviços em um único espaço tornou a experiência mais prática e acessível.
“Fiquei sabendo da ação pela Central de Interpretação de Libras e também vi as informações no Instagram. Vim para consultar meu CPF, fazer um novo RG e solicitar minha certidão de nascimento. Gostei muito do atendimento, foi fácil encontrar o local e, com a presença do intérprete, consegui realizar todos os atendimentos que precisava. Essa ação é muito importante. Agradeço pelo atendimento e pela acessibilidade”, destacou.
A experiência reforça a importância de iniciativas que aproximam os serviços públicos da população e consideram as diferentes necessidades dos cidadãos, promovendo autonomia e ampliando o acesso aos direitos.
O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destaca a importância de reunir diferentes instituições para facilitar o acesso da população aos serviços e convida os cidadãos a aproveitarem a programação.
“Nosso objetivo é aproximar os serviços públicos das pessoas, oferecendo mais praticidade e facilitando o acesso a atendimentos importantes para o dia a dia. Reunimos diversos órgãos e instituições parceiras para que a população possa buscar orientações, resolver pendências e conhecer os serviços disponíveis em um só lugar. Convidamos todos que circulam pelo Centro Político Administrativo a aproveitar essa oportunidade e participar do Dia de Cidadania”, ressalta o secretário.
A iniciativa integra o compromisso da Setasc de promover o acesso à cidadania por meio da articulação entre órgãos públicos e instituições parceiras, aproximando os serviços de quem precisa deles.
-
CURIOSIDADES5 dias atrásNoPing explica como testar a conexão no WoW: Forever
-
ECONOMIA6 dias atrásExpansão do consórcio exige mais educação no setor
-
ECONOMIA5 dias atrásPitney Bowes Brasil e Clique Retire oficializam parceria
-
CURIOSIDADES5 dias atrásFundación Reintegra Vence o F1® Allwyn Global Community Award no México por Transformar a Reintegração Social dos Jovens
-
CURIOSIDADES6 dias atrásEstâncias paulistas preservam marcos da história do Brasil
-
POLÍCIA6 dias atrásDois faccionados são presos em flagrante pela Polícia Militar por tráfico de drogas
-
POLÍCIA6 dias atrásPM prende homem suspeito de agredir ex-mulher e esfaquear outro homem
-
ECONOMIA5 dias atrásCipriano Ayala leva pauta do terceiro setor ao Paraguai


