CUIABÁ

CUIABÁ

Índice de superlotação na Urgência e Emergência do HMC reduz em 28% nos últimos sete meses

Publicados

CUIABÁ

Com a implantação de novas ferramentas, através do Projeto Nacional Lean nas Emergências, o Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”, que fica no Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, teve grandes avanços. A mais relevante é a redução em 28% do índice de superlotação nos últimos sete meses (julho/22 a janeiro/23), conforme o NEDOCS (indicador de lotação de urgência e emergência).  

O objetivo do Projeto Lean é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos por meio do uso da metodologia Lean. Essa metodologia visa melhorar a gestão, racionalizando recursos, otimizando espaços e insumos. Baseada em tempo e valor, para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado. 

O Hospital Municipal de Cuiabá integra desde junho de 2022 o Projeto Nacional Lean nas Emergências do PROADI-SUS, sob a consultoria do Hospital Sírio-Libanês. 

“A Urgência e Emergência do HMC passou por reestruturação desde o início do Projeto Lean, com a adoção de inúmeras ferramentas, que otimizaram o fluxo de atendimento aos pacientes. São avanços importantes, que a gestão Emanuel Pinheiro vem alcançando através de uma equipe treinada constantemente e com todo o aparato estrutural”, enfatizou o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP, Paulo Rós. 

Leia Também:  CFEO realiza sua 4ª reunião deliberando dois processos

De acordo com o “focal point” do projeto no HMC, Muriel Alencar, o índice de superlotação apresenta redução significativa se comparado ao final da 1ª etapa do Projeto, em novembro de 2022, quando reduziu para 22%. 

“Estamos alcançando o objetivo do projeto, pois de 22% saltamos para 28% a redução do índice de superlotação, isso significa que houve mudanças e que os profissionais estão engajados. Até o final da segunda etapa do projeto, que é a fase de acompanhamento, ainda teremos mais êxito”, destacou. 

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, quem ganha com as melhorias obtidas e qualidade do atendimento é a população. 

“Essas mudanças resultam no atendimento mais humanizado para a nossa gente, além de um ambiente de trabalho mais adequado aos colaboradores. É uma forma moderna de gestão, que torna o atendimento mais rápido e com menor tempo de espera ao paciente”, ressaltou o prefeito. 

O Hospital Municipal de Cuiabá está entre os 39 hospitais públicos do Brasil selecionados para a execução do Projeto Lean. São poucas as unidades hospitalares que integram esse programa. Este já é o terceiro projeto nacional desenvolvido na unidade.

Leia Também:  Vereador Jeferson Siqueira participa de aniversário do bairro 1º de Março

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura intensifica fiscalização de ambulantes e trailers irregulares em Cuiabá

Publicados

em

Foto Erlan Aquino

A Prefeitura de Cuiabá realiza nesta quinta-feira (23) mais uma etapa do programa “Ambulantes em Ordem”, com ações de orientação aos comerciantes da Rua 13 de Junho, na região central. O objetivo é manter as calçadas desobstruídas e garantir a circulação de pedestres.

Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a partir desta sexta-feira (24), ambulantes que descumprirem as determinações poderão ter mercadorias apreendidas e sofrer outras sanções administrativas.

A fiscalização também inclui a interdição de trailers irregulares na Avenida dos Trabalhadores, próximos aos bairros Residencial São Carlos e Santa Inês. De acordo com a Prefeitura, os proprietários já haviam sido notificados, e parte das estruturas estava abandonada ou sem funcionamento.

A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, afirmou que a prioridade é o diálogo, mas destacou que a legislação será cumprida para garantir o ordenamento urbano e a utilização adequada dos espaços públicos.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Ouvidoria Geral do Município adere à 2ª maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários do Serviço Público do Governo Federal
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA