MATO GROSSO
MT tem mais de 2,5 mil agentes atuando na segurança durante o Carnaval 2023
MATO GROSSO
As forças de segurança de Mato Grosso começaram nesta sexta-feira (17.02) a atuar durante o período de carnaval para garantir a tranquilidade da população durante os dias de folia. A Operação Integrada Carnaval 2023, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), segue até a próxima terça-feira (21.02).
A ação foi lançada na Orla do Porto, em frente à Vila Cuiabana, em Cuiabá. Durante os cincos dias de festa carnavalesca, mais de 2,5 mil servidores das forças integradas de segurança estarão nas ruas para garantir segurança aos foliões e à população em geral.
O trabalho é feito por equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Judiciária Civil, Politec, Detran, Ciopaer, Sistema Penitenciário, do Socioeducativo, além dos demais órgãos do Poder Público que atuam ligados à segurança pública, como o Ministério Público, Poder Judiciário, prefeituras, Conselhos Tutelares e Comunitários.
O efetivo estará presente em todos os 141 municípios do Estado, mas especialmente em 28 pontos com festas de carnaval espalhados por 24 cidades. São elas, Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Poconé, Acorizal, Nossa Senhora do Livramento, Alto Garças, Guiratinga, Tesouro, Barra do Garças, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Denise, Castanheira, Apiacás, Nova Bandeirantes, Colíder, Primavera do Leste, Vila Bela da Santíssima Trindade, Vale do São Domingos, Comodoro e Lucas do Rio Verde.
Também haverá atuação mais incisiva nas vias e rodovias de maior fluxo de veículos com o objetivo de prevenir acidentes de trânsito, especialmente, pela combinação de álcool e direção proporcionando maior segurança às pessoas que estiverem em viagem pelo Estado.
“Neste período, não haverá apenas o reforço nos locais com concentração de pessoas, mas o policiamento será mantido nas regiões de comércio e nos bairros, o que mostra a importância do planejamento para o período de carnaval de 2023 ter sido feito de forma integrada por todas as forças de segurança e demais colaboradores da segurança pública com o intuito de manter a qualidade de vida da população mato-grossense”, disse o secretário adjunto da Integração Operacional, coronel da Polícia Militar Fernando Carneiro.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Correa Mendes, destacou que o efetivo da corporação estará presente em todos os locais de carnaval. “Em Mato Grosso são várias cidades onde teremos carnaval este ano e estaremos presentes. Nossa atividade será na prevenção e também de forma ostensiva para que todos os foliões possam se divertir com segurança e retornar para suas casas com total segurança”, comentou.
A Polícia Civil também estará com o reforço necessário nas Centrais de Flagrante de Cuiabá e de Várzea Grande para receber as ocorrências e demandas encaminhadas pela Polícia Militar. “Haverá também o encaminhamento de equipes para as cidades Nobres, Poconé, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger, ou seja, nas cidades onde haverá festas nós iremos reforçar o efetivo da delegacia local”, destacou o delegado Regional de Cuiabá, Daniel Valente.
Entrega de armas e munições
Por meio do Programa MT Mais, o Governo do Estado investiu mais R$ 18 milhões na modernização da segurança pública com recursos próprios e emendas parlamentares. Durante o lançamento da Operação Integrada do Carnaval 2023, foi oficializada a entrega de armas menos letais para a Rotam e para as demais 15 Forças Táticas dos 15 Comando Regionais de Mato Grosso.
Ao todo, foram entregues 37.950 munições de borracha Precision; 750 granadas carga múltipla lacrimogênea;750 granadas lacrimogêneas tríplice Hypper; 250 granadas lacrimogêneas Rubberball.

Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Wilson Santos propõe túnel para travessia segura de capivaras entre Parque das Águas e ALMT
Já se tornou comum deparar com grupos de capivaras nos gramados e chafariz da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Os registros frequentemente chamam a atenção de servidores, visitantes e parlamentares, além de renderem imagens curiosas compartilhadas nas redes sociais. Essa presença inspirou o deputado estadual Wilson Santos (PSD) a propor o Projeto de Resolução nº 428/2024 que prevê a criação de passagens subterrâneas (ecodutos) destinadas à travessia segura de pequenos animais entre o Parque das Águas e a Casa de Leis.
O projeto foi apresentado em 2024 e aprovado em primeira votação no último dia 19 de maio. Ele agora cumpre pauta de cinco sessões para voltar à apreciação do plenário.
Conforme o parlamentar, a medida vai além da proteção animal e, também, representa um investimento em segurança viária. “Com a aplicação da passagem subterrânea, além da proteção dos animais, especialmente das capivaras, serão evitados diversos acidentes provocados quando motoristas precisam desviar dos animais durante a travessia. Precisamos adotar medidas concretas para preservar a vida animal e oferecer mais segurança à população”, destacou.
Um dos momentos que mais despertou atenção da população foi quando um grupo de capivaras foi flagrado no chafariz da ALMT como uma verdadeira “piscina”. Enquanto algumas se refrescavam na água, outras aproveitavam a grama do local para se alimentar. A cena reforçou a necessidade de medidas que garantam a convivência harmoniosa entre o ambiente urbano e a fauna silvestre.
Projeto –A passagem subterrânea deverá ser construída sob a camada asfáltica que separa o Parque das Águas da Assembleia Legislativa, permitindo que os animais realizem a travessia sem precisar cruzar a pista de veículos. A estrutura poderá ser executada em concreto armado, material cerâmico ou outro elemento que apresente resistência e segurança adequadas.
Wilson ressalta ainda que a iniciativa atende a uma preocupação crescente com a preservação ambiental em áreas urbanizadas. Para ele, a instalação das passagens subterrâneas representa uma solução prática e sustentável para reduzir a mortalidade da fauna local e fortalecer a consciência de proteção ao meio ambiente.
Caso aprovada, a proposta poderá transformar a região em uma referência de convivência entre desenvolvimento urbano, mobilidade e preservação da biodiversidade, garantindo que as capivaras tenham uma rota segura para circular entre os dois espaços.
-
MATO GROSSO2 dias atrásPrimeiro Encontro de Fibromiálgicos marca nova era de reconhecimento e inclusão em Mato Grosso
-
Poxoréu18 horas atrásPais denunciam alimentação precária e falta de colchões em creche municipal de Poxoréu
-
CUIABÁ5 dias atrásAikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema de roubo de entorpecentes entre facções criminosas
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar resgata casal mantido em cárcere e prende cinco faccionados
-
POLÍCIA22 horas atrásPolícia Civil mira grupo de traficantes que transportava drogas ocultadas em eletrodomésticos
-
POLÍCIA16 horas atrásPolícia Civil e PRF apreendem caminhão carregado de alimentos pertencente a facção criminosa em Cáceres
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar prende homem com revólver e seis tabletes de cocaína e pasta base


