CUIABÁ

MATO GROSSO

“Internet é terra sem fronteiras, mas tem lei”, alerta delegado em podcast

Publicados

MATO GROSSO

Crimes cibernéticos têm penas graves e são passíveis de prisão, por isso, a vítima tem que denunciar de imediato o ocorrido. Somente no ano passado, a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) da Polícia Civil de Mato Grosso recuperou aproximadamente R$ 2,8 milhões oriundos de golpes e outros crimes praticados pela internet, conforme destacou o delegado da DRCI, Ruy Guilherme Peral, no 15° episódio do podcast Conecta Jovem, que foi ao ar nesta quinta-feira (09.02).

“A Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos tem combatido fortemente, prendido e indiciado pessoas que cometeram golpes. Sabemos que reina uma sensação de impunidade, que há pensamento de que se caiu em um golpe não precisa registrar, mas há punição sim e esses crimes têm pena muito grave. Por isso, a vítima deve procurar a Polícia Civil para poder investigar”, alerta o delegado, que durante o bate-papo trouxe várias dicas importantes para os jovens se protegerem enquanto estiverem usando a internet.  

Ruy Guilherme reforçou a importância de redobrar os cuidados nos equipamentos eletrônicos com acesso à internet e que as pessoas lembrem que há perigos escondidos e alguns mais visíveis, como injúrias em comentários em redes sociais. “As pessoas acham que a internet é uma Nárnia, que o que acontece lá é brincadeira, mas hoje a Polícia Civil dispõe de técnicas, métodos e ferramentas suficientes para identificar quem está se escondendo atrás das telas, incluindo perfil fake. Meu recado para os jovens é: tomem cuidado. A internet é uma terra sem fronteiras, mas tem lei”, disse.

Leia Também:  Rodoviária de Cuiabá recebe investimentos e volta a disponibilizar viagens internacionais

No podcast o delegado revela quais os principais crimes que atualmente são cometidos pela internet, desde comentários em redes sociais, passando pelo recebimento de e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp, a golpes cometidos quando a vítima faz uso de cartão de crédito, e dá sugestões práticas para que as pessoas não fiquem tão suscetíveis ao perigo.  Também traz dicas para os pais sobre como evitar que as crianças corram risco ao usar a internet.

O episódio completo está disponível pelo YouTube e Spotify.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Orquestra CirandaMundo apresenta concerto neste sábado (29)

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA