MATO GROSSO
Museus oferecem oficinas gratuitas de samba e de confecção de máscaras
MATO GROSSO
Os museus estaduais de História Natural e de Arte Sacra entraram no clima do carnaval e vão antecipar atividades carnavalescas neste fim de semana. A programação temática inclui oficinas de confecção de máscaras e de samba. São 75 vagas gratuitas e as inscrições podem ser feitas pela internet.
No Museu de História Natural de Mato Grosso, a programação conta com uma oficina de máscara de carnaval com papietagem, uma técnica que consiste em criar objetos usando camadas de papel. Neste caso, a proposta é fazer máscaras tridimensionais com acabamentos personalizados. A atividade será realizada no sábado (11.02), das 9h às 11h. São 25 vagas gratuitas e as inscrições estão abertas.

Já o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso está preparando duas oficinas para o fim de semana, e as duas estão com inscrições online abertas. Uma de confecção de máscaras carnavalescas e outra de samba, ambas com 25 vagas cada uma. A primeira será realizada no sábado (11.02), das 14h às 16h, e a atividade será conduzida pela artista Aryele Messias. No domingo (12.02), ocorre a oficina de samba, com o coreógrafo Rodinei Barbosa. A atividade será das 10h às 12h.
Os museus de História Natural e de Arte Sacra são espaços culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em funcionamento sob gestão compartilhada com instituições contratadas.

Serviço:
Museu de História Natural de Mato Grosso
Inscrições para oficina de máscaras com papietagem: https://linktr.ee/mhnmt
Mais informações: (65) 3634-4858 ou (65) 99686-7701 WhatsApp
Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
Inscrições para a oficina de confecção de máscaras: http://bit.ly/3laaVKH
Inscrições para a oficina de samba: http://bit.ly/3JTwn18
Mais informações: (65) 3056-1373 / 3052-6285 e WhatsApp (65) 9996-5031
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.
Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.
Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.
“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.
O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.
Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.
Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.
Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMax destaca diálogo com Pivetta e elogia primeiras iniciativas
-
POLÍCIA3 dias atrásPM prende homem por danificar câmera do programa Vigia Mais MT


