CUIABÁ

MATO GROSSO

Explicando Direito: secretário-geral da Enfam fala sobre o papel do juiz contemporâneo em entrevista

Publicados

MATO GROSSO

Está no ar a mais nova edição do programa “Explicando Direito”, com uma entrevista com o secretário-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura (Enfam), Jorsenildo Nascimento, à Rádio TJ. No bate-papo com as jornalistas Keila Maressa e Nadja Vasques, o magistrado do Tribunal de Justiça do Amazonas destacou a importância de o juiz estar atento à realidade social que o cerca.
 
Questionado sobre o papel da Enfam na formação dos magistrados e magistradas, Jorsenildo Nascimento ressaltou que o juiz contemporâneo é o profissional atento às reais necessidades do serviço que os magistrados brasileiros prestam. “O juiz tem que ter em mente que ele é um servidor público e, como servidor público, precisa prestar esse serviço de forma eficiente, célere e inclusiva”, salientou. Segundo ele, a Enfam e as Escolas da Magistratura têm papel fundamental na formação desse profissional, pois oferecem cursos de capacitação para que esse magistrado(a) esteja em constante aperfeiçoamento.
 
Conforme o entrevistado, quando o magistrado participa de um curso, ele está se capacitando e conhecendo novas metodologias para pôr em prática a jurisdição. “Magistrado qualificado é o magistrado que vai trabalhar mais focado nas reais necessidades do serviço público.”
 
Na entrevista, Jorsenildo falou ainda sobre a importância da formação humanística, de o juiz se inteirar sobre as realidades socioeconômica e culturais da comunidade na qual está inserido. Salientou ainda a importância de as escolas da magistratura possibilitarem uma visão transversal, não só acadêmica, mas também voltada ao ser humano.
 
 
O programa “Explicando Direito” é uma iniciativa da Esmagis-MT em parceria com as rádios TJ e Assembleia FM. O objetivo é levar informações sobre Direito de forma simples e descomplicada, todas as segundas-feiras, às 8h45, e também nos intervalos da programação diária. O material também é disponibilizado nos sites da Esmagis-MT (https://esmagis.tjmt.jus.br/), da Rádio TJ (https://radiotj.tjmt.jus.br/) e da Rádio ALMT (https://radio.al.mt.gov.br).
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição: Fotografia retangular e colorida. Na lateral esquerda o texto ‘Ouça agora!’. No canto superior direito a logo do Programa Explicando Direito. No centro, a foto do convidado. Texto: Juiz Jorsenildo Dourado do Nascimento. No canto inferior direito os endereços eletrônicos da Rádio Assembleia, Rádio TJ e Escola da Magistratura. Assina a peça o logo do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  HPSMVG Inaugura laboratório de análises e centro de imagens revolucionando atendimento
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Reembolso de viagem cancelada na pandemia pode ocorrer por remarcação e crédito até 31 de dezembro

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  HPSMVG Inaugura laboratório de análises e centro de imagens revolucionando atendimento

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA