CUIABÁ

MATO GROSSO

Grupo de Fiscalização do Sistema Carcerário realiza reunião para promover empregos aos reeducandos

Publicados

MATO GROSSO

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF/MT) realizou na tarde de quinta-feira (26 de janeiro), na sede do Escritório Social da Capital, reunião com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), do Governo de Mato Grosso, para tratar sobre a geração de empregos aos reeducandos no Estado.
 
O primeiro encontro de alinhamento contou com a participação da responsável pelo eixo ‘Empregabilidade de Egressos e Pré-Egressos’ do GMF, juíza Célia Regina Vidotti, e do secretário da Seciteci, Allan Kardec Benitez, que juntos dialogaram sobre soluções para a capacitação profissional e a disponibilização de vagas não preenchidas no mercado de trabalho para pessoas privadas de liberdade.
 
Dentre as muitas propostas abordadas, a reunião inicial teve o objetivo de tratar sobre a elaboração de um projeto, em parceria entre o Poder Judiciário e o Executivo de Mato Grosso, para realização de um workshop com empresários do Estado, apresentando os benefícios e as possibilidades na contratação de reeducandos do sistema fechado, pré-egressos e egressos do sistema carcerário.
 
Para a líder do eixo ‘Empregabilidade de Egressos e Pré-Egressos’, do GMF, juíza Célia Regina Vidotti, esta é uma excelente oportunidade para que os empresários auxiliem no processo de ressocialização social e tenham economia em suas despesas, aproveitando os benefícios presentes nos impostos desse modelo de contratação.
 
“Nós já temos muitos empresários interessados e utilizando a mão de obra de reeducandos, então queremos fazer esse workshop para que possamos apresentar à sociedade e aos demais empresários como funciona esse projeto ambicioso”, destaca a magistrada.
 
“Nós precisamos ressocializar e profissionalizar as pessoas que estão dentro das unidades prisionais, em todos os regimes. Além da educação, promoveremos cursos de capacitação e empregos reais, para que esse reeducando de fato seja reinserido. A sociedade precisa entender que nós temos que fazer a nossa parte”, pontua a responsável pelo eixo do GMF.
 
O secretário de Estado da Seciteci, Allan Kardec Benitez, afirmou que a pasta tem a missão de qualificar a mão de obra dos reeducandos para que eles não reincidam no crime. “Acredito que agora temos estratégias práticas para ofertar ao GMF a expertise da Seciteci, colocando à disposição nossa área da qualificação profissional em busca dos empregos disponíveis.”
 
“Vamos disponibilizar o mapa do emprego, com os dados em um sistema de ‘BI’ (Business Inteligence), para que o GMF acesse onde estão os empregos, junto com as outras secretarias, para que as empresas saiam desse temor de contratar a mão de obra reeducanda”, acrescenta Allan Kardec.
 
Durante o encontro foram apresentados alguns cases de sucesso realizados em outras unidades federativas do país e também o interesse de empresas do Estado na construção de fábricas dentro de unidades prisionais de Mato Grosso.
 
Estiveram também presentes na reunião a coordenadora do Escritório Social de Cuiabá, Beatriz de Fátima Dziobat, o presidente da Fundação Nova Chance, Winkler de Freitas Teles, o coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, Abadio José da Cunha Junior, e membros da equipe do GMF.
 
GMF – O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso pertence ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso e é supervisionado pelo desembargador Orlando de Almeida Perri e coordenado pelo juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto.
 
Entre os objetivos estratégicos do GMF para este ano, está a promoção e integralização de seis mil privados e privadas de liberdade na educação básica regular e a promoção e inserção desse mesmo público no mercado de trabalho com empregabilidade e renda.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 01 – Foto colorida dos participantes da reunião entre GMF e Seciteci, sentados em uma grande mesa de madeira. Imagem 02 – Foto colorida da juíza Célia Regina Vidotti, sentada à mesa. Ela tem a pele branca, cabelo loiro preso e está com um vestido preto.
 
Marco Cappelletti
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Corpo de Bombeiros atende 31 ocorrências durante Operação Carnaval
Propaganda

MATO GROSSO

Último dia se aproxima: inscrições para concurso da Sema-MT terminam nesta quarta-feira (14)

Publicados

em

Reprodução

Quem deseja participar do concurso público da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) tem até esta quarta-feira (14) para se inscrever. O prazo está na reta final, e os interessados devem aproveitar esta terça-feira (13) para consultar o edital e garantir a participação no processo seletivo.

Organizado pela Fundação Cesgranrio, o concurso prevê formação de cadastro de reserva para os cargos de Analista de Meio Ambiente e Analista de Desenvolvimento Econômico e Social, ambos com jornada de 40 horas semanais.

A seleção será realizada em duas etapas: prova objetiva e prova discursiva, previstas para 13 de dezembro. Ambas terão caráter eliminatório e classificatório. Para avançar à segunda etapa, o candidato deverá obter aproveitamento superior a 60% dos pontos da prova objetiva e não zerar nenhuma disciplina.

As áreas contempladas incluem Arquitetura, Biologia, Agronomia, diversas especialidades de Engenharia, Geografia, Geologia, Medicina Veterinária, Turismo, Administração, Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Economia, Psicologia, Serviço Social e Sociologia, entre outras.

As oportunidades são destinadas a Cuiabá e às unidades da Sema nos municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Guarantã do Norte, Juína, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

Leia Também:  Governo estabelece critérios para otimizar consumo de energia elétrica em órgãos públicos

COMO SE INSCREVER

Os candidatos devem consultar o edital e realizar a inscrição pelo site oficial da Fundação Cesgranrio.

Acesse: https://concursos.cesgranrio.org.br/portal/avaliacoes/21

Atenção ao prazo: as inscrições encerram nesta quarta-feira (14). Esta é a última oportunidade para quem deseja participar da seleção.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA