CUIABÁ

CUIABÁ

Limpurb transforma galhos e troncos das ações de poda em adubo para jardinagem em espaços públicos

Publicados

CUIABÁ

Os galhos e troncos das ações de poda de árvores realizadas pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) são transformados em adubo para aproveitamento da própria Prefeitura de Cuiabá. O processo de mudança do resíduo que seria descartado para um material totalmente sustentável é realizado no Horto Florestal Tote Garcia.

No local, uma equipe trabalha de segunda-feira a sábado, com o apoio de uma máquina que, em poucos minutos, é capaz de triturar uma alta quantidade de galhos e troncos. O procedimento é chamado de compostagem, que consiste na reciclagem do resíduo orgânico, convertendo em adubo para uso em intervenções de jardinagem.

Por dia, uma média de 10 caminhões com os materiais resultantes das podas executadas em espaços públicos chegam ao Horto Florestal e passam pelo mesmo procedimento. Depois de pronto, o material fica à disposição da Limpurb que, conforme a demanda, utiliza em praças, parques, e canteiros das avenidas de Cuiabá.

Leia Também:  Vereador convida população para a Semana Municipal do Voleibol

“Utilizamos como material de compensação, fazendo com que tenhamos menos gastos na aquisição de terra preta. Por exemplo, se em um local é preciso aplicar 10 metros de terra preta, nós usamos cinco e os outros cinco completamos com a compostagem. É um processo simples, sustentável e econômico”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.

AÇÕES DE PODA

A Limpurb finalizou o ano de 2022 como uma média mensal de mil procedimentos de poda e corte responsável de árvores realizados em espaços públicos da Capital. O trabalho é executado por meio de quatro equipes especializadas que, diariamente, são distribuídas pelas regiões da cidade.

Considerado fundamental para conservação e melhoria da paisagem urbana, os serviços são feitos, minimizando os riscos parciais ou integrais de árvores e galhos. Ambos são feitos seguindo as determinações da Lei Complementar 004/92 e do Decreto Municipal 5.144/2012, alcançando exclusivamente vias e logradouros públicos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina

Publicados

em

Imagens instagram

O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.

Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.

Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.

Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.

Leia Também:  Confira as atrações desta quinta-feira (2) do projeto Rua do Rasqueado, no Museu do Rio; Primeira edição de 2023 registrou sucesso de público

O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.

Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA