MATO GROSSO
Instituto Ciranda está com inscrições abertas para cursos gratuitos de instrumentos de orquestra
MATO GROSSO
O Instituto Ciranda abriu processo seletivo para cursos gratuitos de instrumentos de orquestra nos polos de Cuiabá e Rondonópolis. São oferecidos 250 vagas destinadas a crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 18 anos. As inscrições são gratuitas e realizadas no site da instituição. Os interessados podem se inscrever até o dia 26 de janeiro. O instituto conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Não é necessário conhecimento musical prévio para concorrer às vagas. A única exigência é que os inscritos frequentem a escola regular. Após a inscrição, eles passarão por entrevistas acompanhados por um responsável. A agenda de entrevistas será divulgada no dia 27 de janeiro no site do Instituto Ciranda. A lista final dos aprovados e informações sobre a efetivação da matrícula serão divulgadas no dia 2 de fevereiro. É de responsabilidade do candidato acompanhar as atualizações.
“Estamos muito contentes porque conseguimos abrir 250 novas vagas. Geralmente abrimos um número menor, entre 60 e 100. Isso só foi possível graças a uma parceria com o Governo de Mato Grosso, por meio da Secel-MT. É gratificante poder atender um número maior de alunos, afinal essa é a nossa missão, possibilitar cada vez mais o acesso gratuito ao ensino musical de qualidade”, ressalta Jéssica Gubert, diretora de Desenvolvimento Institucional do Instituto Ciranda.
Em Cuiabá e Rondonópolis são ofertados cursos de violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico, clarineta, flauta transversal, saxofone, oboé, fagote, trompete, trombone/tuba, trompa, percussão e musicalização. Além dos cursos, ainda são disponibilizados gratuitamente uniformes, material didático e, na maioria dos casos, os instrumentos.
“É notória a importância das atividades musicais para a formação plena do ser humano, para o seu desenvolvimento intelectual, social, cultural e artístico. A gente tem como pilar a crença na música como um poderoso instrumento de transformação social. É a filosofia que norteia as ações do Instituto Ciranda”, destaca o maestro Murilo Alves, diretor artístico e presidente da instituição.
Instituto Ciranda
O Instituto Ciranda – Música e Cidadania foi criado em 2003 para desenvolver ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania. Atualmente, atende cerca de 800 crianças, adolescentes e jovens de diferentes classes sociais e cidades mato-grossenses. Somente em Cuiabá são cerca de 400 alunos, que têm aulas no centro histórico da capital, na recém-restaurada Casa de Bem-Bem.
Cronograma do processo seletivo:
- Até 26/01 – Inscrições de novos alunos
- 27/01 – Divulgação dos horários e dias das entrevistas (presenciais)
- 30 e 31/01 – Entrevistas em Rondonópolis
- 30 e 31/01 e 01/02 – Entrevistas em Cuiabá
- 02/02 – Divulgação da lista dos alunos aprovados
- 04/03 – Aula inaugural (Cuiabá)
Serviço:
Inscrições de novos alunos do Instituto Ciranda (pólos de Cuiabá e Rondonópolis)
Quando: até 26 de janeiro de 2023
Onde: site do Instituto Ciranda (https://institutociranda.org.br/inscricoes-1/)
Valor: gratuito
Contato do Instituto Ciranda: (65) 3623-1239
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT
O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.
Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.
Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.
Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.
Cenário eleitoral
A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.
As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.
A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.
-
Rondonópolis6 dias atrásExposição “Patrimônio Material e Imaterial – da Arquitetura à Música” ocupa Rosa Bororo até 25 de novembro
-
Sinop7 dias atrásFesteja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
-
Rondonópolis6 dias atrásCaveiras Moto Festival deve movimentar hotéis, comércio e serviços em Rondonópolis
-
Primavera do Leste5 dias atrásSérgio Machnic define vereador Herbert Vianna como novo líder do Executivo na Câmara de Primavera do Leste
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura abre 34ª edição dos Jogos Olímpicos e 3ª Paralimpíada no Estádio Gigante do Norte
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para Praia do Cortado nos dias 5, 6 e 7 de setembro
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste inicia pagamento de R$ 20 milhões em precatórios e garante cumprimento de decisão judicial
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove projeto de educação socioambiental com arte, criatividade e sustentabilidade


