CUIABÁ

CUIABÁ

‘Precisamos dar sequência no trabalho de melhoria e humanização na Saúde’, defende prefeito ao citar plano de ação para nova equipe gestora

Publicados

CUIABÁ

Depois da Prefeitura de Cuiabá retomar a autonomia administrativa na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o prefeito Emanuel Pinheiro, determinou ao novo secretário da pasta, a elaboração e apresentação de um plano de ação emergencial nos próximos 15 dias, prorrogáveis por mais 15. Essa é uma das medidas anunciadas pelo gestor, durante coletiva realizada na segunda-feira (9).

“Precisamos dar sequência no trabalho de melhoria e humanização na saúde que já estávamos realizando. Infelizmente, esse período de intervenção interrompeu as ações em andamento e só causou estragos na pasta, com nomeações equivocadas, informações inverídicas e depredação do patrimônio público com subtração de equipamentos e documentos”, disparou o gestor.   Ele citou ainda que em menos de seis dias úteis, o gabinete de intervenção apresentou um falso relatório, com dados fabricados, apenas visando a ‘criação de uma narrativa do caos’. 

Dentre as prioridades do prefeito estão a manutenção do concurso público, aquisição de medicamentos e insumos, atuação de número suficiente de médicos nas unidades de saúde e o pagamento do salário e gratificações aos servidores públicos.

Leia Também:  Novos integrantes do Comsea Cuiabá tomam posse nesta terça-feira (8)

Segundo o novo secretário de Saúde, médico ortopedista e traumatologista, Guilherme Salomão, a gestão municipal deixou quase R$ 3 milhões para compra emergencial de medicamentos.

O novo secretário de Saúde, que já foi diretor do antigo Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, e atuou nas unidades de saúde (UPAs e Policlínicas). “Conheço a realidade da saúde pública do município e do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), quero trazer soluções para a administração municipal, tenho experiência e acredito que vamos avançar ainda mais na gestão Emanuel Pinheiro”, ressaltou.

Guilherme Salomão, também responderá interinamente pela Secretaria Adjunta de Planejamento e Operações. O atual secretário de Planejamento da Prefeitura de Cuiabá, Éder Galiciani, vai atuar como secretário adjunto de Gestão da SMS. 

Gilmar Cardoso, que respondia pela Secretaria Adjunta de Gestão da SMS, passará a responder pelo Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos (CDMIC). Flávia Guimarães  será a secretária adjunta da Atenção Secundária. Flávia, que é doutoranda em Saúde Coletiva, já respondeu pela Pasta na condição de secretária adjunta de Atenção Primária. Para exercer a função de secretária adjunta de Atenção Primária, o prefeito designou Roseli Barranco, que era coordenadora da Saúde Bucal. 

Leia Também:  Prefeito sanciona lei criando o 'Dia em Memória às Vítimas do Coronavírus'

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência

Publicados

em

CBM/MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.

A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.

Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.

A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.

Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.

Leia Também:  Prefeito sanciona lei criando o 'Dia em Memória às Vítimas do Coronavírus'

Orientações

Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.

Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.

 

Fonte: CBM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA