CUIABÁ

MATO GROSSO

Serviço de Atendimento Imediato oferece atendimento rápido em acidentes de trânsito

Publicados

MATO GROSSO

Acidentes de trânsito podem acontecer a qualquer momento, mas ao estar nessas circunstâncias você sabe como deve proceder? Essa é uma dúvida muito comum para quem já passou por esse tipo de imprevisto.
 
E a resposta é simples, nesses casos você pode contar com a ajuda gratuita, rápida e sem burocracia do Poder Judiciário de Mato Grosso para solucionar conflitos.
 
Caso esteja envolvido em algum acidente de trânsito nas ruas de Cuiabá e Várzea Grande, sem vítimas (lesão corporal ou morte), basta ligar para o Serviço de Atendimento Imediato (SAI) pelos telefones (65) 99982-8282 ou (65) 99982-8383.
 
O SAI é um Juizado Volante instalado em uma van, que se desloca até o local do acidente e procura intermediar um acordo entre as partes, de modo a solucionar a pendência. O serviço é disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e é direcionado somente a automóveis particulares, não atendendo ocorrências com veículos oficiais e de órgãos públicos.
 
Durante a ligação, é necessário que sejam informados dados básicos como os nomes completos e telefones de contato dos envolvidos, o local do acidente, as marcas, número das placas e cores dos veículos.
 
Após ser acionada, a equipe do SAI se desloca até o endereço do acidente. Se houver acordo, a questão é encaminhada para o Juizado Especial para homologação, caso não haja consenso, é lavrado um termo de ocorrência para que as partes busquem amparo no Juizado Especial, se assim tiverem interesse.
 
O mecanismo de pacificação vai ao encontro do conceito e priorização da atual gestão do Poder Judiciário de Mato Grosso: ‘Semear a Paz, Fortalecer a Justiça’.
O SAI é coordenados pela magistrada do Juizado Especial Criminal de Cuiabá (JECRIM), juíza Maria Rosi de Meira Borba.
 
Atendimentos do SAI em 2022 – De janeiro a dezembro de 2022 o Juizado Especial Volante atendeu 898 casos na região da Grande Cuiabá. Do total de atendimentos durante o ano, o SAI intermediou acordos em 433 casos
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 01 – Foto colorida de várias vans do SAI, em frente ao Palácio da Justiça, prontas para os atendimento dos chamados de acidentes de trânsito na Grande Cuiabá.
 
Marco Cappelletti
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Operação Mamom mira agiota que emprestava dinheiro com juros de 20% ao mês e cobrava vítimas na Justiça
Propaganda

MATO GROSSO

Wilson Santos propõe nome de ex-governador para ponte ferroviária sobre o rio Vermelho

Publicados

em

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 1.092/2025 para denominar a ponte ferroviária sobre o rio Vermelho, em Rondonópolis, como “Ponte Ferroviária Governador Carlos Gomes Bezerra”. A iniciativa reconhece a contribuição do ex-governador para o desenvolvimento de Mato Grosso, especialmente nas áreas de infraestrutura, saúde, agricultura, educação e transporte.

Ao justificar a proposta, o parlamentar destacou a trajetória política de Carlos Bezerra, nascido em Chapada dos Guimarães, e a sua atuação em defesa de trabalhadores rurais e de famílias que enfrentavam conflitos agrários pela posse da terra. “Essa é uma justa homenagem que este Parlamento faz a um filho de Chapada dos Guimarães, professor, advogado. Atuou em toda a região sul, sudeste e no Araguaia, defendendo os posseiros, os meeiros, aqueles que o Estado, infelizmente, não dava a devida cobertura”, relatou.

Carlos Bezerra iniciou a sua trajetória política na década de 1970 e ocupou diferentes cargos públicos, entre eles deputado estadual, deputado federal, prefeito de Rondonópolis, governador de Mato Grosso e senador da República. Para Wilson Santos, a sua passagem pelo governo estadual, entre 1987 e 1990, foi marcada por transformações importantes para a população mato-grossense. 

Leia Também:  Desenvolve MT registrou crescimento de 189% no crédito para investimento em 2024

“Ele também foi líder do movimento estadual de Cuiabá, foi deputado estadual em 1974, depois foi eleito federal em 1978, prefeito de Rondonópolis em 1982, governador em 1986 até 1990. Fez profundas transformações e melhorou muito a vida das pessoas”, ressaltou.

Entre as ações destacadas pelo deputado estão a descentralização dos serviços de saúde, com a construção dos primeiros hospitais regionais do Estado, a implantação de mecanismos de gestão democrática na rede pública de ensino e os investimentos em saneamento básico. “Foi o primeiro governador a tratar em saneamento básico, a fazer a primeira estação de esgoto e ainda é a maior de Cuiabá e, também, levou rede de esgoto para outras cidades”, declarou.

O parlamentar também lembrou as medidas adotadas por Bezerra para enfrentar os conflitos agrários em Mato Grosso. Segundo ele, a decisão de restringir a atuação policial nessas situações e priorizar a negociação contribuiu para reduzir a violência no campo. “Na área do campo, por meio de um decreto, proibiu a atuação da polícia no campo onde havia conflitos, trazendo para a mesa de negociação, para que a razão e a civilização resolvessem esses conflitos agrários de Mato Grosso. Diminuiu sobremaneira as mortes no campo de Mato Grosso”, lembrou.

Leia Também:  Forças de Segurança do Estado aumentam em 167% as apreensões de entorpecentes

A ponte ferroviária sobre o rio Vermelho está situada em Rondonópolis, município estratégico para o escoamento da produção agrícola e para a integração logística de Mato Grosso com outros mercados. A proposta destaca que a infraestrutura ferroviária representa um dos símbolos do desenvolvimento econômico da região sul do Estado e a atribuição do nome de Carlos Gomes Bezerra busca associar essa estrutura à trajetória pública do ex-governador e à sua atuação política em favor do desenvolvimento regional.

Ao defender a homenagem, Wilson Santos ressaltou a importância de reconhecer publicamente a contribuição de lideranças que marcaram a história política estadual. “E, sem dúvida, foi um governador que deixou saudades em Mato Grosso. No próximo 4 de novembro, ele completará 85 anos. Eu tenho certeza que essa homenagem no Parlamento, onde começou a sua carreira política, é uma justa homenagem a um ex-membro titular da Casa, que fez uma das mais completas biografias na política mato-grossense. Agradeço aos colegas que depositam ao Carlos Bezerra esse voto de confiança”, concluiu Wilson Santos.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA