CUIABÁ
Primeiro dia de matrícula online tem mais de 1,7 mil solicitações de vagas
CUIABÁ
Mais de 1.700 solicitações para novos alunos na rede pública municipal foram realizadas ontem, primeiro dia de matrícula crianças na faixa etária de 4 e 5 anos, etapa da Educação Infantil e na faixa etária de 06 a 14 anos, Etapa Ensino Fundamental. Na terça (03) e quarta (04) as matrículas são para as Unidades Educacionais das Regionais Norte e Leste. Na quinta (05) e sexta (06), serão realizadas as matrículas para as Unidades Educacionais das Regionais Sul e Oeste.
Para realizar a solicitação da matrícula, os pais ou responsáveis precisam acessar o link Matrícula Web, disponível no site da Prefeitura de Cuiabá. Ao identificar a unidade onde desejam matricular a criança, a pessoa deve verificar se há vaga disponível e fazer a solicitação. Entre os dias 09 e 11 ele deve comparecer na unidade para efetivar a matrícula, com toda a documentação. Todas as informações colocadas no momento da solicitação devem ser comprovadas no ato da matrícula.
“Importante lembrar que neste ano será obrigatório informar o número do CPF da criança, além de apresentar o cartão de vacina no ato de entrega da documentação. Não será cobrado o comprovante de vacinação contra o coronavírus para os alunos”, explicou a secretária adjunta de Educação, Débora Vilar.
Após o período de efetivação da matrícula, caso o pai ou responsável não tenha conseguido a vaga, ele pode ir até a unidade para verificar se sobrou alguma. Neste caso, se tiver vaga, ele pode fazer a matrícula diretamente no local. As aulas começam em 06 de fevereiro.
SERVIÇO:
MATRÍCULA WEB: https://siged.cuiaba.mt.gov.br/matweb/login
Alunos novos na faixa etária de 4 e 5 anos, etapa da Educação Infantil e na faixa etária de 06 a 14 anos, Etapa Ensino Fundamental
Data: 03/01/2023 a 06/01/2023
– Dias: 03/01/2023 e 04/01/2023 – Unidades Educacionais das Regionais Norte e Leste
– Dias: 05/01/2023 e 06/01/2023 – Unidades Educacionais das Regionais Sul e Oeste
– Efetivação de matrículas nas Unidades Educacionais – 09/01/2023 a 11/01/2023
Telefones para orientação e esclarecimento de dúvidas: 0800 646 2003, 3645 6571, 3645 6560, 3614 4318 e 3614 4313
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA3 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA3 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno
-
POLÍTICA MT5 dias atrásArticulação de Wanderley Cerqueira e apoio de Botelho garantem quase R$ 2 milhões para nova UBS em Várzea Grande


