MATO GROSSO
Sargento do Corpo Musical da PM é aprovado em mestrado na Unicamp em São Paulo
MATO GROSSO
O segundo sargento e trompetista do Corpo Musical da Polícia Militar de Mato Grosso, Fábio Cerqueira, foi aprovado no processo seletivo para o Mestrado em Música do Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, considerada uma das melhores instituições do país e da América Latina. O curso, a ser iniciado em fevereiro de 2023, tem a duração de 24 meses.
Segundo o militar, sua paixão pela música surgiu ainda criança, por influência dos pais, também músicos. Aos 11 anos, Cerqueira entrou para uma aula de música e aos 15 passou a tocar profissionalmente.
Com o passar do tempo, ele se dedicou à vida acadêmica, mas sem deixar de lado a veia artística, quando concluiu graduação e pós-graduação em Música nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Ainda neste tempo, conta, teve oportunidades de tocar em diversos festivais pelo país. Aos 26 anos, passou no concurso público da Polícia Militar de Mato Grosso.
“Sinto muito orgulho de minha trajetória, pois minha missão de vida se alinhou à missão institucional, mais ainda por ter me tornado o primeiro trompetista do Corpo Musical. Minha linha de pesquisa será a composição específica para trompete solo e banda musical, que tem tudo a ver com a minha integração na corporação”, ressaltou.
Fábio Cerqueira pondera que o Mestrado permitirá uma melhor performance no Corpo Musical da PMMT, considerado uma referência no país. Ele ainda reforça que, para qualquer unidade especializada da Polícia Militar, é sempre importante se especializar e se qualificar.
“Em todas as unidades da PM, é necessário qualificação constante e periódica e no Corpo musical não é diferente. Além do ganho pessoal, a formação agregará valor na performance da banda, onde podemos ampliar, fortalecer e experimentar novos métodos. O Corpo Musical da PM se tornou referência no país pela condução, profissionalismo e maestria nas apresentações”, frisou.
Histórico
O Corpo Musical da PM completou 130 anos de fundação em 2022. Em 1892, quando ainda chamada de Banda da PM, o grupo contava com 16 policiais-músicos e tinham que garantir apenas a marcialidade dos eventos promovidos pela Polícia Militar e oferecer entretenimento às praças aquarteladas.
Em 2007, a banda se tornou Corpo Musical, ampliando as possibilidades de formações musicais, com maior número de integrantes e repertório musical mais amplo, com a criação da Orquestra Popular Homens do Mato e do Núcleo de Choro.
Em 2016, passou a ser considerado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Mato Grosso. O trabalho do Corpo Musical, antes restrito às solenidades militares e eventos oficiais, ao longo do tempo se apresentou em entidades não filantrópicas, hospitais, escolas, bairros, desfiles cívicos e ações sociais, entre outras participações.

Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.
Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.
Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.
“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.
O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.
Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.
Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.
Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
POLÍCIA3 dias atrásPM prende homem por danificar câmera do programa Vigia Mais MT
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMax destaca diálogo com Pivetta e elogia primeiras iniciativas


