CUIABÁ

ESPORTES

Histórias curiosas das semifinais do passado da Copa do Mundo

Publicados

ESPORTES

Garrincha, Gascoigne, Thuram, Ronaldo e Cannavaro estão presentes nesta retrospectiva da FIFA.

FIFA

  • O calção de um jogador caiu quando ele estava prestes a bater um pênalti

  • Um presidente que interveio para que alguém pudesse jogar na final

  • Garrincha, Gascoigne, Thuram, Ronaldo e Cannavaro foram destaque nas semifinais

França-1938

A Itália venceu o Brasil por um apertado 2 a 1 para chegar à final, e Giuseppe Meazza marcou o gol da vitória de pênalti. No momento decisivo, porém, não foi só o nervosismo que ele precisou controlar.

Quando se preparava para a cobrança, o elástico do calção, que tinha se rasgado antes durante o jogo, estourou. O jogador da Internazionale de Milão então segurou a peça do uniforme devidamente com uma das mãos, enquanto mandava a bola para o fundo da rede do goleiro Walter, um especialista em penalidades máximas.


Chile-1962

Garrincha deveria ser o inimigo número 1 em Santiago. O imparável ponta atormentou os zagueiros com seus dribles hipnóticos, marcou dois gols, deu o passe para outro e foi expulso na vitória do Brasil sobre os anfitriões por 4 a 2. Ainda assim, os chilenos voltaram para casa como fãs da “Alegria do Povo”.

Quando descobriram que o cartão vermelho o deixaria suspenso para a final, se desatou a indignação pública. Ninguém menos do que o presidente do Chile, Jorge Alessandri, liderou a petição para que Garrincha pudesse atuar na decisão. Ele acabou sendo bem-sucedido – uma virada que a Tchecoslováquia lamentaria.

Video is currently unavailable


Espanha-1982

O goleiro alemão Toni Schumacher saiu disparado de seu gol e se atirou com toda a força contra Patrick Battiston. O camisa 3 francês, que estava em campo fazia poucos minutos, quebrou dois dentes, fissurou três costelas e sofreu dano em uma vértebra, e ainda assim o número 1 da Alemanha não foi punido. Para aumentar a fúria francesa, Schumacher, mostrando desconsideração pelo adversário atingido, agiu com impaciência enquanto Battiston era tratado por vários minutos, antes de ser carregado de maca para fora de campo.

O alemão acabaria fazendo duas defesas na decisão por pênaltis, parando as cobranças de Didier Six e Maxime Bossis, o que garantiu a vaga para a Alemanha Ocidental na decisão no Estádio Santiago Bernabeu.

Leia Também:  Com gol de Raniel, Vasco vence Londrina e amplia série invicta na serie B

Itália-1990

O país que deu ao mundo a “Beatlemania” foi tomado pela “Gazzamania”. Paul Gascoigne vinha fazendo atuações eletrizantes, comandando a Inglaterra até a semifinal pela primeira vez em 24 anos. Ao levar um cartão amarelo aos 8 minutos da prorrogação contra a Alemanha Ocidental e se dar conta de que estaria fora da final se os ingleses se classificassem, “Gazza” caiu no choro. “Quando era criança e ainda estava nas equipes de base do meu clube, todas as noites sonhava em jogar futebol na Copa do Mundo. Vivi esse sonho na Itália. Quando recebi o cartão amarelo, sabia que aquilo tinha acabado”, diria Gascoigne mais tarde. “Meu coração ficou em pedaços”, disse Bobby Robson, então treinador da seleção inglesa. “Percebi imediatamente que era o fim para o Paul Gascoigne, que ele estava fora. Era uma tragédia para ele, para mim, para a equipe, para o país e para todo o futebol, porque ele era bom demais e tinha sido espetacular naquele jogo especificamente”. O incidente, porém, fez a popularidade de Gascoigne disparar. “Antes de Paul Gascoigne, alguém já tinha se tornado herói nacional e milionário na certa por chorar? É fantástico. Chore e o mundo chorará com você”, expressou um artigo do jornal britânico The Independent.


França-1998

Lilian Thuram só marcou em um único dos 142 jogos que disputou pela seleção francesa e mal tinha balançado a rede pelos clubes que defendeu nos sete anos desde que tinha se tornado profissional. No entanto, incrivelmente, ele fez dois gols na semifinal da Copa do Mundo daquele ano, disputada em casa. O lateral-direito parece ter escolhido o momento perfeito para fazer as vezes de matador: marcou um com o pé direito e outro com o esquerdo e deu a virada para a França sobre a Croácia por 2 a 1. “Minha mãe estava na arquibancada”, conta Thuram. “Disseram que o filho dela tinha marcado o primeiro gol. Ela não conseguia entender. Quando disseram que eu tinha marcado de novo, ela desmaiou. Não estou brincando”. Curiosamente, quando a França enfrentou o Paraguai nas oitavas de final, as casas de apostas pagavam 40 vezes o valor da aposta em um gol de Thuram a qualquer momento – era mais de 6,5 vezes do que o prêmio por um gol do goleiro adversário, José Luis Chilavert (que pagava 6 por 1).

Leia Também:  Al Hilm: conheça a bola oficial dos últimos jogos Copa do Mundo FIFA no Catar!

Coreia do Sul e Japão-2002

“Ninguém parava de falar da lesão na minha perna, perguntando se eu conseguiria jogar a semifinal”, relembrou Ronaldo, falando sobre os dias seguintes à vitória brasileira sobre a Inglaterra nas quartas de final, da qual saiu mancando. “Estava cansado de ouvir falar daquilo. Então, cortei meu cabelo daquele jeito, perguntei aos meus companheiros o que achavam e eles disseram: ‘Está horrível! Você não pode deixá-lo assim’”.

“Pensei: ‘Isso deve servir’. Como era esperado, os jornalistas esqueceram da minha lesão imediatamente. Tudo que faziam era perguntar sobre o meu cabelo. Consegui relaxar”.

Aliviado pelas tesouras de Dida, o goleiro reserva, Ronaldo marcou o único gol da Seleção Brasileira contra a Turquia e pôs o Brasil na final. “Era horroroso!”, admitiu mais tarde. “Peço desculpas a todas as mães que viram os filhos escolherem o mesmo corte”.

Alemanha-2006

Se fosse pela altura (1,76 m), Fabio Cannavaro bem que poderia substituir o compatriota Frankie Dettori, um jóquei baixinho e famoso entre os fãs do turfe na Inglaterra. Por outro lado, Per Mertersacker, com seu 1,98 m e apelidado pelos britânicos de “BFG” (título em inglês do livro O BGA, o Bom Gigante Amigo, do reconhecido escritor infantil Roald Dahl), poderia se dar bem nas quadras de basquete ao lado do compatriota Dirk Nowitzki, ex-ala-pivô do Dallas Mavericks.

Apesar disso, no gramado do Estádio da Vestfália, a lógica foi desmentida. Cannavaro superou a diferença de 22 centímetros de altura e ganhou uma disputa de cabeça com o atacante após um lançamento pelo alto nos descontos do segundo tempo da prorrogação.

O capitão da Itália então correu atrás da bola após a própria interceptação, afastou de cabeça antes da chegada de Lukas Podolski e deu início ao contra-ataque, que terminou com Alessandro Del Piero marcando o gol mais tardio em jogos da Copa do Mundo, para garantir a passagem da Azzurra para a final.

Fonte: Agência Esporte

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

Rádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta

Publicados

em

A Rádio Nacional leva ao ar nesta quinta-feira (8) o jogo Fluminense x Coritiba válido pela 29ª rodada da Série A do Brasileirão 2026 . A disputa acontece no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo na emissora pública a partir das 21h15.

O Tricolor carioca chega para o duelo em quarto lugar no campeonato, com 48 pontos. Já o time do Coritiba é o nono colocado, somando 38 pontos na tabela do torneio.

A transmissão da Rádio Nacional inicia com a faixa Show de Bola Nacional e conta com uma equipe completa para levar ao público todas as informações do confronto. A partida terá narração de André Luiz Mendes e comentários de Mário Silva . Mauricio Costa comanda a reportagem e o plantão da rodada.

O jogo entra no ar para parte da rede em AM e OC, além da FM no Rio de Janeiro, no Alto Solimões e parceiros da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) . A Nacional FM nas demais praças segue com o conteúdo musical. O ouvinte pode ficar ligado nas produções preferidas pelo dial, no app e no site da emissora. Os áudios ainda estão disponíveis em tempo real por streaming nas duas plataformas.

O Campeonato Brasileiro é a liga brasileira de futebol profissional entre clubes do Brasil, sendo a principal competição futebolística no país. Por meio da disputa, são indicados os representantes brasileiros para a Copa Libertadores da América (junto ao campeão da Copa do Brasil).

Vinte clubes participam do torneio. No decorrer da temporada, cada time joga duas vezes contra os outros (em um sistema de pontos corridos), uma vez em seu estádio e a outra no de seu adversário, em um total de 38 jogos.

Leia Também:  Com gol de Raniel, Vasco vence Londrina e amplia série invicta na serie B

As equipes recebem três pontos por vitória e um por empate. Os clubes são classificados pelo total de pontos, depois pelo saldo de gols e, em seguida, pelos gols marcados. Em caso de empate entre dois ou mais times, os critérios de desempate são: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols pró; confronto direto; menor número de cartões vermelhos recebidos; e menor número de cartões amarelos recebidos.

Cobertura da Nacional

Esporte que é paixão do povo brasileiro, o futebol é um dos destaques da programação da Rádio Nacional , emissora pública referência em transmissões de partidas no país há décadas. Os jogos das principais competições e as notícias mais importantes têm espaço nas jornadas esportivas diárias.

Os torcedores podem ficar ligados pelo rádio, site ou streaming para acompanhar as emoções das disputas entre os maiores clubes brasileiros. Antes e depois dos confrontos, o ouvinte se informa sobre a preparação das equipes e a repercussão do placar nas ondas da Nacional . A análise sobre os resultados da rodada ainda ganha janela diária para um rico debate em produções consagradas no radiojornalismo esportivo.

A equipe da Rádio Nacional reúne craques da crônica esportiva. São produtores, jornalistas e apresentadores que buscam o diferencial da notícia. Além de informar o público nas ondas do rádio, o time também faz bonito na telinha da TV Brasil . Os profissionais realizam o programa Stadium , de terça a sexta, às 18h30.

Leia Também:  Francesa será primeira árbitra em jogo da Copa e terá assistente brasileira

Sempre ao vivo, as tradicionais produções da emissora pública trazem análises e apurações atualizadas. O esporte tem espaço destacado na programação do canal. O telejornal diário Repórter Brasil , às 12h45 e às 19h, também oferece uma ampla cobertura dos principais resultados do dia.

Prêmio TV Brasil Petrobras Para Elas

Ajude a escolher a vencedora da categoria Craque da Torcida do Prêmio TV Brasil Petrobras Para Elas. A premiação criada pela TV Brasil e pela Petrobras vai reconhecer ainda atletas, treinadores e treinadoras, dirigentes, departamentos de futebol feminino e clubes que se destacarem ao longo da temporada de 2026. A votação da categoria com voto popular já está aberta , é gratuita e tem votos ilimitados! Acesse ebc.com.br/premiotvbrasilpetrobrasparaelas até 31 de outubro.

Serviço

Campeonato Brasileiro 2026 – Fluminense x Coritiba – quinta-feira, dia 8, a partir das 21h15, na Rádio Nacional RJ, AM, OC e AS, e parceiros da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP)

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais

  • Site: https://radionacional.ebc.com.br
  • Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
  • Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
  • YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
  • Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
  • X: https://x.com/radionacionalbr
  • Streaming: https://aovivo.ebc.com.br/embed-audio.html?emissora=radio-nacional-do-rio-de-janeiro

WhatsApp Nacional

  • Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201
  • Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536
  • Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568
  • Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966

Saiba como sintonizar a Rádio Nacional

  • Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
  • Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
  • São Paulo: FM 87,1 MHz
  • Recife: FM 87,1 MHz
  • São Luís: FM 93,7 MHz
  • Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC
  • Alto Solimões: FM 96,1 MHz



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA