CUIABÁ

MATO GROSSO

Gestão eleita do Tribunal conversa com magistrados e magistradas sobre metas do biênio 23/24

Publicados

MATO GROSSO

A gestão eleita do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para o biênio 2023/2024 teve a oportunidade de dialogar com juízas e juízes de todas as comarcas sobre as ações previstas para os próximos dois anos. A conversa ocorreu durante o Encontro da Magistratura de Mato Grosso, realizado nesta quarta-feira (7 de dezembro), no Plenário 1 do Tribunal de Justiça, em Cuiabá.
 
Eleita presidente, a desembargadora Clarice Claudino anunciou uma grande transformação no setor de Recursos Humanos e ampliação da Justiça Restaurativa como metas para a próxima gestão. A desembargadora revelou que o TJMT vem fazendo contatos com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para elaboração de projeto que quer colocar o Judiciário de Mato Grosso como uma “antena nacional” com selo de reconhecimento da Unesco quanto à Justiça Restaurativa.
 
Para tanto, pediu o apoio de todos e todas que estão na magistratura para viveram a experiência dos Círculos de Construção de Paz e serem agentes de pacificação social. A presidente eleita destacou que magistrados (as) devem ser incentivados na carreira e, nesse sentido, falou sobre a transformação das Câmaras e Turmas temporárias em definitivas de forma a prestigiar a carreira da magistratura. O objetivo é trazer “movimento e alimentar a esperança de sucesso na carreira dos magistrados e das magistradas”.
 
“Já tinha essa impressão, mas vi uma ressonância muito forte quando a gente fala de cuidado com as pessoas, de preocupação com a saúde e o bem-estar dessas pessoas. Não é olhar somente para o lado profissional que é cobrado com número de produtividade, mas nos preocuparmos, realmente, com a qualidade de vida de cada um. O principal é trabalhar feliz, esse é um ponto que percebo de maneira muito clara que vale a pena ser robustecido”, finalizou.
 
Na ocasião foram apresentados os futuros juízes auxiliares da Presidência, Viviane Brito Rebello, Tulio Duailibi Alves Souza e Agamenon Alcântara Moreno Júnior. A próxima diretora-geral será Euzeni Paiva de Paula e vice Claudenice Deijany F. de Costa.
 
Corregedoria-Geral da Justiça – O desembargador Juvenal Pereira, eleito corregedor-geral da Justiça considerou gratificante a oportunidade de falar com magistrados (as) e afirmou que o trabalho durante o próximo biênio será em conjunto. Ou seja, Presidência, Corregedoria e Vice-Presidência estão em diálogo na elaboração do plano estratégico tendo como foco cidadãs e cidadãos que chegam ao Judiciário em busca de soluções para suas demandas.
 
“A Corregedoria irá acompanhar o cumprimento das metas estabelecidas pelo CNJ e dará todo o suporte aos magistrados para que o Judiciário cumpra as metas com um único foco: a prestação jurisdicional de excelência, não valorizando somente a conquista dos selos, mas nossa maior satisfação será atingir a sociedade com os nossos serviços”.
 
Os juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça também foram apresentados: juíza Christiane da Costa Marques Neves, Emerson Luis Pereira Cajango, Eduardo Calmon de Almeida Cezar e Lídio Modesto da Silva Filho
 
Vice-Presidência – Com 38 anos de magistratura, a desembargadora Maria Erotides Kneip afirmou que irá ajudar a implementar melhorias quanto aos dados de distribuição de ações no Judiciário de Mato Grosso. Contou que está se reunindo com a equipe, incluindo futuros os juízes auxiliares da Vice-Presidência serão Paulo Márcio Soares de Carvalho e Gerardo Humberto Alves da Silva. O objetivo é elaborar o planejamento estratégico, sobre o qual pediu sugestões aos magistrados (as).
 
“O que a magistratura de Mato Grosso quer da Vice-Presidência faça para que tenhamos recurso de admissibilidade analisado na mesma semana em que entrou? O que a magistratura quer que a gente faça para seja possível a conquista do Selo Diamante do CNJ? O que a magistratura quer que a gente faça para que os objetivos da Presidência e da Corregedoria sejam concretizados?”, questionou a desembargadora.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição – Imagem 1: Foto colorida onde a presidente eleita aparece ao lado dos juízes e juíza que farão parte da equipe da Presidência.
Imagem 2: Foto colorida do corregedor-geral da Justiça eleito os juízes auxiliares estão ao seu lado.
Imagem 3: Foto colorida da vice-presidente eleita ao lado dos juízes auxiliares. Todos estão em pé e posam para a foto.
 
Andhressa Barboza/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo investe R$ 238 milhões em infraestrutura na Baixada Cuiabana: "Obras que vão melhorar a qualidade de vida dos moradores"
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Mais inclusão: Comissão de Acessibilidade promove evento sobre autismo no Tribunal de Justiça de MT

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA