CUIABÁ

MATO GROSSO

Primeira-dama de MT parabeniza procurador-geral de Contas pela posse: “Trabalho de excelência”

Publicados

MATO GROSSO

O procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC-MT), Alisson Carvalho de Alencar, foi reconduzido ao cargo para o biênio 2023/2024, nesta terça-feira (06.12), em solenidade realizada no plenário do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). A primeira-dama Virginia Mendes participou da cerimônia acompanhada do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, e, na ocasião, representaram o governador Mauro Mendes.

Virginia Mendes parabenizou o procurador pelo trabalho de excelência e entregou uma lembrança à defensora pública Cristiane Obregon, esposa do procurador. 

“Hoje é um dia muito especial com a posse do procurador-geral Alisson Alencar, mais uma vez ele confirma o trabalho de excelência que tem desempenhado. Aproveito para agradecer pela atenção que ele, juntamente com sua esposa, tem dispensado às causas sociais. Esta lembrança é símbolo da nossa gratidão. Parabéns e muito sucesso nesta nova jornada”.

Primeira-dama de MT e a defensora pública Cristiane Obregon (esposa do procurador).

O secretário Chefe da Civil ressaltou as ações do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e destacou a escolha dos conselheiros e procuradores pelo nome do procurador Alisson Alencar.

Leia Também:  Poder Judiciário apoia o 1º Arraiá do Serviço do Acolhimento de Alto Taquari

“O TCE tem levado até os municípios conhecimento e tem trabalhado de forma preventiva. As ações são reconhecidas nacionalmente. Alisson, ser reconduzido é prova que você é um bom líder, tem capacidade profissional e maturidade. Você assume mais uma vez uma grande responsabilidade e confirma o seu comprometimento junto aos conselheiros e procuradores, que têm feito diferença no desenvolvimento do estado”, afirmou Mauro Carvalho.

O procurador-geral de Contas agradeceu a presença da primeira-dama de MT, e destacou o Governo do Estado como exemplo de desenvolvimento e equilíbrio fiscal.

“É uma imensa alegria ter a presença da nossa ‘Rainha da Solidariedade’, dona Virginia Mendes, defensora incansável das causas sociais. Nos últimos dois anos as ações que desenvolvemos, juntamente com os demais colegas, surtiram efeitos positivos para a população. O nosso objetivo é dar continuidade e fazer com que os municípios mato-grossenses produzam os mesmos resultados alcançados pelo Governo do Estado, modelo de eficiência e equilíbrio fiscal”, ressaltou.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  PM prende três por formação de quadrilha em Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Mirassol D'Oeste contabiliza resultados positivos com o projeto para vítimas de violência doméstica

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA