CUIABÁ

MATO GROSSO

Primeira-dama de MT ganha título de cidadã Ribeiro Cascalheirense

Publicados

MATO GROSSO

Na cerimônia de entrega dos maquinários, veículos, equipamentos e implementos agrícolas aos 141 municípios mato-grossenses nesta quinta-feira (1º.11) na Arena Pantanal, a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, recebeu o título de cidadã Ribeiro Cascalheirense. A homenagem foi entregue pelos vereadores do município de Ribeirão Cascalheira, localizado a 773 km da capital cuiabana.

O autor do projeto, vereador Mário Rodrigues Valadares destacou a justificativa do título, aprovado por unanimidade pelos vereadores. “Dona Virginia tem servido todo o Estado com muita dedicação. Posso afirmar, porque o nosso município é prova disso. Ela sempre atende as nossas demandas, e a população também reconhece o quanto a primeira-dama é especial”, disse.

Para Virginia Mendes, a honraria vai motivá-la a estar ainda mais presente nas ações do município. “Com certeza o título é motivador, agora sou uma cidadã Ribeiro Cascalheirense e tenho ainda mais responsabilidades. Agradeço de forma especial o vereador Mário pela sensibilidade, bem como todos os vereadores que aprovaram o projeto. Gratidão a todos”, agradeceu.

“Os projetos Ser Família Emergencial, Ser Família Sensorial, Ser Criança, Ser Comunitário, Ser Mulher, Ser Família Habitação, dentre outras ações idealizadas pela primeira-dama vão ao encontro dos nossos clientes da assistência social”, ratificou o vereador.

Leia Também:  Encontro Regional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito ocorre nesta quinta e sexta-feira (24 e 25)

Além do vereador Mário, participaram da entrega os vereadores Paulo Schuh (presidente), Elizeu Souza, Daiane Barbosa, Altamiro Schneider, Sirleide Maria, Luciano Santos e Maurício Pinto.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Encontro Regional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito ocorre nesta quinta e sexta-feira (24 e 25)

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Bolsista de projeto do Governo de MT conquista título de campeão Pan-Americano de Jiu-Jitsu

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA