CUIABÁ

POLÍTICA MT

Selo comemorativo aos 170 anos da ALMT será exibido em exposição

Publicados

POLÍTICA MT

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O selo comemorativo criado em alusão aos 170 anos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, celebrados em 2004, será exibido a partir desta quarta-feira (23) na exposição “Uma Viagem à Filatelia”, que acontece no saguão de entrada da Casa de Leis e apresenta selos postais do Brasil e do mundo.

O símbolo foi produzido por meio de uma parceria entre o Poder Legislativo Estadual e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e integra a coleção de selos lançados em Mato Grosso, da colecionadora Ana Clara Arruda de Souza, que ficará exposta durante a próxima semana.

Além do selo comemorativo da ALMT, também fazem parte do acervo selos criados em homenagem aos 150 anos de Marechal Cândido Rondon, aos 250 anos de fundação de Cuiabá e aos 90 anos do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada, entre outros.

Nesta semana serão expostos ainda coleções com os temas “Walt Disney” (da colecionadora Mariana Santana dos Santos Giolo) e “Lojas e Ilustres Maçons”, (de propriedade de Paulo César Serante). 

Leia Também:  Articulação de João Batista resulta em melhorias na infraestrutura da escola Rafael Rueda

Já na terceira e última semana da exposição, serão apresentados selos com as temáticas “uniformes militares”, “povos indígenas do Brasil” e “Natal”.

Colecionador de selos (filatelista) há 40 anos, Paulo César Serante é presidente do Clube Filatélico e Numismático de Cuiabá e dono de uma coleção que conta com milhares de selos. Apaixonado pela atividade, ele destaca a satisfação em torná-la conhecida, por meio da exposição. 

“Eu comecei a minha coleção em 1982. Eu era office boy e fui trabalhar em um escritório de contabilidade. O gerente desse escritório comprava selos e eu ia aos Correios muitas vezes e acabou despertando esse desejo em mim. Eu fui juntando aos poucos e também já presenteei muitas pessoas. Além de um grande valor sentimental, o meu acervo também tem valor pecuniário, pois muitos selos são raros”, conta.

Segundo ele, a exposição também é uma forma de homenagem a Ruben Fábio Matos Ferreira, que coleciona selos há 65 anos e, na primeira semana de exposição, apresentou sua coleção de “poetas da língua portuguesa”. 

Leia Também:  ALMT realiza audiência e discute formação e progressão na PM e bombeiros no estado

A superintendente do Instituto Memória do Poder Legislativo, Mara Visnadi, explica que a ação realizada em parceria com o Clube Filatélico e Numismático de Cuiabá tem o objetivo de “promover um espaço de visitação e aprendizagens na Assembleia Legislativa” e faz parte de um projeto maior, denominado “Semear Memória, Colher Cidadania”, que incluirá a realização de exposições itinerantes pelo estado.

Sorteio – Todos que visitarem a exposição podem preencher um cupom para concorrer a um sorteio de uma coleção de selos com o tema “Olimpíadas”. 

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MT

Deputados debatem em audiência pública o PLDO/2027

Publicados

em

 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza, de segunda-feira (19) a quinta-feira (22), audiências públicas e reuniões para discutir as metas fiscais do Estado, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentaria – PLDO/2027, as contas da Saúde e as melhorias na travessia urbana da BR-163, em Nobres. A programação inclui ainda sessões plenárias e reuniões de comissões.

Segunda-feira (19)

Às 13 horas, a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária realiza audiência pública para a apresentação das Metas Fiscais 2º Quadrimestre 2026 da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). O debate será na sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.

Às 14 horas, os integrantes da Grupo de Trabalho da Mineração voltam a se reunir. A reunião ordinária remota e presencial acontece na sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227. A indicação do GT é de autoria do presidente e deputado Max Russi (Pode).

Às 15h30, a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária realiza audiência pública com representantes da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) para discutir o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária – PLDO/2027. O debate será na sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.

Leia Também:  Articulação de João Batista resulta em melhorias na infraestrutura da escola Rafael Rueda

Terça-feira (20)

Às 10 horas, tem reunião ordinária da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Recursos Minerais e Direitos dos Animais Domésticos de Companhia. Ela acontece na sala de reuniões das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.

Às 10 horas, a Comissão de Saúde, Previdência, e Assistência Social realiza reunião ordinária para a deliberação de matérias sob análise da comissão. Ela será na sala Deputada Sarita Baracat, 226.

À tarde, às 14h30, tem reunião hibrida da Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR). Ela será na sala das comissões Deputada Sarita Baracat, 226.

Quarta-feira (21)

Às 9 horas e às 13 horas, os deputados realizam duas sessões ordinárias – presencial e remota. Elas estão previstas para acontecer no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Já às 14 horas tem reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI da Saúde. Ela foi criada para investigar atos praticados pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, ante a diversas denúncias de irregularidades em Licitações no período de 2019 a 2022. A reunião será na sala das Comissões Deputada Sarita Baracat, 226.

Leia Também:  Lucas do Rio Verde terá Centro de Tradições Norte e Nordeste

Em Nobres, às 19 horas, o deputado Gilberto Cattani (PL) realiza audiência pública para debater a situação atual e as melhorias das necessárias na travessia urbana da BR 163 no perímetro do município de Nobres. O debate será na Câmara Municipal de Nobres.

Quinta-feira (22)

Às 9 horas, a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social realiza audiência pública para discutir os balancetes financeiros da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A reunião está marcada para a sala Deputada Sarita Baracat, 226.

Às 10 horas, será instalada a CST de Atenção à Obesidade. A Câmara Setoriais Temática tem a finalidade de estudar, diagnosticar, discutir, acompanhar e propor medidas, políticas, ações legislativas e estratégias de atenção integral às pessoas com obesidade. A reunião será sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.

Sexta-feira (23)

Sem agenda para esse dia.

A Agenda da ALMT pode sofrer alterações ao longo da semana.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA