CUIABÁ
Prefeito enaltece sucesso do Festival de Siriri de Cuiabá
CUIABÁ
O sucesso alcançado nos três dias da 14ª Edição do Festival de Siriri, realizado no último fim de semana na capital, com o registro de 18 mil pessoas no Parque de Exposições da Acrimat, foi evidenciado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, durante a Live semanal desta terça-feira (25). A estimativa é da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, responsável pela promoção de um dos maiores eventos de manifestação da cultura cuiabana.
“Quero aqui registrar o meu agradecimento ao secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite e sua valorosa equipe, que não mediram esforços e retomaram um evento que retrata a verdade identidade cultural. Foi uma grande festa, de muita alegria e apresentações da cultura regional e popular”, disse o chefe do Executivo Municipal, prefeito Emanuel Pinheiro.
O Festival que ficou suspenso em razão da pandemia do coronavírus resgata e impulsiona o significado de ser cuiabano. Ao longo de sua trajetória de 13 edições já realizadas, as festividades vêm se aperfeiçoando, possibilitando uma maior visibilidade e valorização aos artistas locais.
Nem mesmo o tempo chuvoso conseguiu atrapalhar o evento, pontuou o prefeito. “Muitos dizem que cuiabano não sai de casa em dias de chuva. No entanto, eles demonstraram que valorizam e apoiam a nossa cultura. O Festival de Siriri é uma grande vitrine do que Cuiabá tem mais rico e belo, que é a tradição. A dança do Siriri e do Cururu, arrasta multidões. Tenho orgulho em dizer que sou daqui e aqui que eu quero ficar. O meu muito obrigado, a toda população, que atendeu as nossas expectativas e marcaram presença”, acrescentou.
Os instrumentos tradicionais do siriri são a viola de cocho, instrumento típico do Mato Grosso, feitos artesanalmente a partir de um tronco de madeira inteiriça; o ganzá, tipo de chocalho; e o mocho (ou tamboril), instrumento de percussão feito em madeira e semelhante a um banco. É uma dança de vários passos, entre homens e mulheres, que envolvem bater palmas e pés, estalar os dedos, colocar as mãos na cintura, girar, entre outros. Em alguns movimentos, os dançarinos parecem estar brincando. “É isso que queremos, que essa tradição, que vai passando de geração em geração, permaneça, transformando em uma grande transformação social. Apoiamos toda e qualquer ação que resgate a cultura, valores e costumes do jeito de ser cuiabano”, elencou Pinheiro.
Se apresentaram no 14º Festival de Siriri de Cuiabá os grupos: Coração Franciscano; Flor do Campo; Raízes Cuiabanas; São Gonçalo Beira Rio; Flor de Atalaia; Siriri Buriti do Cerrado; Siriri Elétrico; Flor Serrana; Voa Tuiuiú; e Flor Ribeirinha.
O evento foi coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, contou com o apoio da instituição privada Energisa.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Motoristas devem fazer retorno próximo à Decorliz pela laçada de quadra
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que o retorno localizado próximo à Decorliz, na Avenida do CPA, passou a funcionar pelo sistema de laçada de quadra. A mudança faz parte da reorganização dos cruzamentos e retornos da avenida durante as obras de implantação do Sistema BRT.
Com a alteração, os motoristas que precisam fazer o retorno devem entrar na rua J, ao lado da Polícia Federal, seguir até o final da via e virar à esquerda na Rua Desembargador Trigo de Loureiro, onde poderão acessar o cruzamento semaforizado e seguir novamente pela Avenida do CPA, ou entrar na Rua Corumbá, próximo ao Hospital Femina.
A mudança segue o mesmo modelo que já está sendo adotado em outros pontos da avenida. Em vez de cruzar diretamente pelo canteiro central, o motorista utiliza as vias do entorno da quadra para realizar a conversão.
A reorganização é necessária porque os corredores do BRT funcionarão junto ao canteiro central da Avenida do CPA e não podem ter a interferência de veículos esperando para fazer a conversão. Com isso, os retornos diretos serão reduzidos e mantidos apenas em pontos onde a configuração viária não permite a utilização da laçada de quadra.
A Sinfra-MT orienta os motoristas a ficarem atentos à sinalização e que está proibido fazer a conversão diretamente pela avenida do CPA.

-
ARTIGOS1 dia atrásA colcha de retalhos da vida e a urgência do autocuidado: uma reflexão sobre o câncer e a prevenção
-
POLÍCIA17 horas atrásPolícia Militar prende três homens suspeitos por homicídio no município de Tangará da Serra
-
POLÍTICA MT2 dias atrásMax Russi anuncia que 18 deputados de MT já apoiam candidatura de Flávio Bolsonaro; VEJA VÍDEO
-
POLÍTICA MT2 dias atrásMax Russi lidera coletiva de imprensa em apoio a Flávio Bolsonaro
-
JURÍDICO21 horas atrásAGU pede a Fux que aguarde PGR e mantenha proibição das bets no país
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícias Civil e Militar prendem dois jovens e apreendem drogas em São José dos Quatro Marcos
-
MATO GROSSO2 dias atrásSetasc abre inscrições para sorteio do Camarote dos Autistas no jogo do Cuiabá contra o Avaí
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásMato Grosso lidera produção de grãos no Brasil e concentra 59,7% do gergelim nacional


