CUIABÁ

MATO GROSSO

Campanha: Advogado usa drive thru para doar livros para projeto de ressocialização pela leitura

Publicados

MATO GROSSO

Livros das áreas de Direito, Engenharia, Medicina e Biologia que acompanharam a formação do advogado Jorge Farias e de sua família foram doados para a campanha “Livro para ser livre – a Ressocialização pela leitura”, promovida pelo Judiciário mato-grossense em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil– Seccional Mato Grosso (OAB/MT) e Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
 
O advogado realizou a entrega de cerca de 300 obras na tarde de segunda-feira (25), pelo sistema drive thru, instalado no estacionamento dos visitantes da sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). As obras passarão por uma triagem e as que forem selecionadas farão parte do acervo de livros disponibilizado em 43 unidades penais do Estado, entre cadeias e penitenciárias.
 
“Entendo que livro é uma forma de transmitir conhecimento. Ás vezes a gente adquire um livro, se beneficia com o ensinamento e ele se torna uma propriedade exclusiva. É algo muito egoísta”, avalia Jorge Farias. “Se no primeiro momento eu precisava do conhecimento, fui buscar através dos livros, consegui o que me era possível e me senti na obrigação de não reter esse conhecimento só comigo e através do livro repassar”, declara o advogado.
 
O advogado, com mais de 20 anos de atuação na área criminal na Capital, avalia que a ressocialização dos reeducandos é um trabalho essencial para o desenvolvimento da sociedade. “Eu conheço a realidade carcerária. Quem vai preso fica marcada pelo resto da vida por aquele erro. É um estigma muito ruim. Significa que ninguém merece uma segunda chance. As pessoas têm que se desprender do preconceito”, aconselha.
 
O jurista elogia a iniciativa do judiciário e parceiros para arrecadar livros e desenvolver projetos de ressocialização pela leitura nas unidades prisionais. “Eu vejo essa atitude como muito benéfica. Pois se o Estado não recupera o preso, o crime organizado vai cooptar”, alerta. “Quando alguém cai nesse submundo é muito mais prejudicial para a sociedade. Se o cidadão não quer ser cristão, ajudar o próximo, pelo menos veja pelo lado capitalista: o Estado investiu nessa pessoa, na saúde, educação, e outras áreas. Então busque o retorno do seu investimento”, sugere.
 
Arrecadação
 
A campanha de arrecadação de livros foi estendida e segue até dia 30 de novembro. Na Capital, além das doações pelo sistema drive thru, das 12h às 19h. Também é possível depositar os livros em caixas coletoras que estão dispostas na recepção central do TJMT, no restaurante, no Anexo Desembargador Antônio Arruda e na Escola dos Servidores.
 
Os pontos de coleta também foram instalados na recepção OAB-MT, da SESP-MT, da União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (Unifacc MT) e da Igreja Batista Nacional do Cristo Rei, em Várzea Grande.
 
As comarcas também estão mobilizadas e há pontos de coleta espalhados pelos Fóruns de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Sinop, Sorriso, Diamantino, Barra do Garças, Tangará da Serra, Primavera do Leste e Rondonópolis.
 
Remição pela leitura
 
Os(as) reeducandos(as) têm o direito de ler 12 livros por ano e, com isso, garantir a redução de 48 dias de pena. A opção foi introduzida por meio da Recomendação n.44/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e regulamentada pela Resolução CNJ 391/2021.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: Foto vertical colorida da retirada dos livros da carroceria da caminhonete do advogado. Ao fundo vemos a fachada do Palácio da Justiça. Imagem 2: Foto vertical colorida do doador de livros concedendo entrevista.Foto 3: Arte da campanha nas cores azul e laranjado com as frases: Livro para ser livre – Tem livro sobrando ai? – Contribua com quem está querendo virar a página – Doe livros para recuperandos das unidades prisionais de Mato Grosso – Arrecadação até 30/11. Na base da arte estão os logos do Poder Judiciário, GMF, OAB-MT e SESP-MT.
 
Alcione dos Anjos/ Fotos Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Seduc recebe prêmio do Ministério da Educação por boas práticas em alfabetização na idade certa
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Superintendente de Vigilância em Saúde alerta adolescentes para o que se consome na internet

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA