CUIABÁ

MATO GROSSO

Funcionários de postos e de cartórios conveniados à Politec são capacitados para a emissão de RG

Publicados

MATO GROSSO

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) promoveu, durante os meses de setembro a outubro, o curso básico de Identificação Civil e Criminal, para funcionários de postos de identificação conveniados. O curso visa instrui-los sobre a operação dos Kits Biométricos, utilizados no processo de emissão da carteira de identidade.

Participaram da capacitação 62 funcionários dos cartórios das cidades de Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis, da Prefeitura de Poconé, onde serão instalados novos postos de identificação, e servidores da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), que atenderão no Centro de Cidadania do Shopping de Várzea Grande, que passará a ofertar o serviço de emissão do RG.

A etapa teórica do curso, realizada entre 26 a 30 de setembro, de forma remota, foi ministrada pelo papiloscopista Elthon Teixeira. Durante o treinamento foram apresentados conteúdos acerca da operacionalização do Sistema de Identificação Civil, Legislações, atendimento ao público, técnicas de coleta de impressões digitais e emissão de documentos de identificação civil e criminal.

Leia Também:  Escola Superior da Magistratura abre inscrições para curso internacional de prevenção às drogas

Já a etapa prática, realizada na sede da Politec em Cuiabá, contou com a divisão dos participantes em dois grupos. O primeiro grupo, formado pelos funcionários da prefeitura de Poconé, recebeu a capacitação prática entre os dias 3 a 7 de outubro. Os funcionários dos cartórios do interior do estado e da Setasc realizaram a capacitação na semana entre 17 a 20 de outubro.

*Com supervisão de Tita Mara Teixeira

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Conselho Nacional de Justiça realiza 2º Censo do Poder Judiciário

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Agentes culturais recebem capacitação em Cuiabá para execução e prestação de contas do Ciclo I da Aldir Blanc

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA