CUIABÁ

MATO GROSSO

Galeria Lava Pés recebe exposição do artista plástico Adriano Ferreira

Publicados

MATO GROSSO

O artista plástico Adriano Figueiredo Ferreira comemora 10 anos de história e arte, com uma exposição individual composta por 60 obras, entre pinturas e instalações. A mostra, gratuita, ficará aberta ao público até 18 de outubro, na Galeria de Artes Lava Pés, em Cuiabá.

As obras trazem um pouco das diferentes fases e evolução do artista plástico, conhecido pelos traços coloridos, quentes e sinuosos. Outra característica marcante de Adriano é a inspiração na cultura mato-grossense.

A exposição divide os trabalhos por períodos e séries. Entre elas, estão a Religiosa, Sotaque do Mato, After, Mulheres, Vitral, Primal, Siriri no 12, Elementos e Renasça. Esta última traz uma reflexão sobre a devastação no Pantanal. Nela, Adriano usou matérias-primas das queimadas, como carvão, terra e cinzas, para compor as telas.

A exposição ‘Adriano Ferreira – 10 anos Aloitano’ é uma referência ao linguajar cuiabano, que remete à luta, trabalho, persistência. “Depois de uma década aloitano, tenho claramente alguns objetivos na arte. O primeiro é defender as minhas maiores fontes de inspiração. Meu sonho é que meu trabalho seja relacionado à minha cultura e, no futuro, quero que digam que essa arte é de Mato Grosso e depois do Adriano”.

Leia Também:  Seduc realiza webinar para discutir enfrentamento à evasão e o abandono escolar

A Galeria de Artes Lava Pés é um espaço cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), localizada no piso térreo da sede da Secel.

Serviço
Exposição “Adriano Ferreira – 10 anos Aloitano”

Data: Até 18 de outubro

Dias e horário: Segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. Sábado, de 14h às 19h (com agendamento)

Onde: Galeria de Artes Lava Pés. Endereço: Avenida José Monteiro de Figueiredo, 510, bairro Duque de Caxias, Cuiabá

Entrada: Gratuita

Mais informações: (65) 99999-6560 e site do artista http://adrianofigueiredoferreira.com.br

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Dom Aquino abre novo processo seletivo para credenciamento na área de Fisioterapia e Psicologia

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Mato Grosso expõe potencial turístico na maior feira de pesca do país

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA