CUIABÁ

MATO GROSSO

Curso de formação para facilitadores de Círculos de Paz será realizado em outubro em Rondonópolis

Publicados

MATO GROSSO

Diretores, coordenadores, supervisores escolares e professores serão capacitados pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso como facilitadores de Círculos de Construção de Paz – um instrumento de atuação da Justiça Restaurativa que visa a pacificação social e a solução de conflitos.
 
O curso de formação será realizado entre os dias 3 e 7 de outubro na Diretoria Regional de Educação de Rondonópolis, com o intermédio do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca, coordenado pelo juiz Wanderlei José dos Reis.
 
A iniciativa do magistrado tem como objetivo consolidar a Justiça Restaurativa e a realização de Círculos de Paz em Rondonópolis.
 
“É uma iniciativa bastante salutar porque os círculos são um instrumento da Justiça Restaurativa que visa a pacificação de conflitos onde haja agrupamento de pessoas, sendo este em especial que visa atingir as escolas. É levar os círculos e promover a pacificação do ambiente escolar. Desde o porteiro até o diretor, todos são impactados positivamente pela prática”, enfatiza o juiz.
 
Essa será a primeira turma de formação de facilitadores, com a participação de 26 profissionais da educação estadual que estarão habilitados pelo TJMT a realizarem os círculos no ambiente escolar.
 
De acordo com o magistrado, Rondonópolis possui atualmente 36 escolas estaduais onde há 48.379 alunos e alunas matriculados.
 
Após a capacitação, a intenção do Poder Judiciário em Rondonópolis é estender a formação para todas as escolas estaduais e, posteriormente, também abranger as municipais.
 
 
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição da imagem: fotografia colorida do Círculo de Construção de Paz, com representantes das escolas sentados em volta, também em círculo, enquanto o juiz Wanderlei Reis faz a abertura do evento se dirigindo aos participantes da reunião.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo de MT entrega 700 escrituras definitivas em Várzea Grande nesta terça-feira (23)
Propaganda

MATO GROSSO

Caminhoneiro morre após perder controle de carreta e tombar na BR-364

Publicados

em

Reprodução

Um caminhoneiro morreu após um acidente envolvendo uma carreta na BR-364, em Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).

A ocorrência foi registrada no trecho da rodovia que liga o município a Tangará da Serra. Conforme as informações preliminares, o motorista seguia pela estrada conduzindo uma carreta Scania R 420, que transportava uma carga de fertilizantes agrícolas, quando perdeu o controle do veículo.

Após sair da pista, a carreta tombou às margens da rodovia. O impacto provocou danos na estrutura do veículo e também comprometeu parte da carga transportada.

Equipes de atendimento foram mobilizadas para prestar socorro, mas o caminhoneiro não resistiu aos ferimentos. Ele ficou preso nas ferragens e teve a morte confirmada ainda no local.

A área do acidente foi isolada para a realização da perícia, que deve apontar as possíveis causas da ocorrência. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde serão realizados os procedimentos de identificação.

As circunstâncias que levaram o motorista a perder o controle da carreta ainda serão apuradas.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Polícia Militar prende seis homens por tráfico de drogas em Várzea Grande
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA