CUIABÁ

MATO GROSSO

Núcleo da Justiça Restaurativa capacita profissionais da educação de Cuiabá e Várzea Grande

Publicados

MATO GROSSO

O Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso realizou capacitação sobre Círculos de Construção de Paz para a primeira turma das Secretarias de Educação de Cuiabá e Várzea Grande. O objetivo é apresentar as práticas restaurativas, ferramenta adequada para solução de conflitos, fomentar o diálogo e cultura da pacificação social nas instituições de ensino.
 
Para a professora e líder do Núcleo de Mediação Escolar da Capital, Patrícia Simone da Silva Carvalho o curso é de extrema importância porque está atrelado ao trabalho que estão desenvolvendo com mediação de conflito escolar das unidades de ensino e ampliar espaço de atuação dentro das escolas.
 
“O círculo de construção de paz vai nos auxiliar no processo de prevenção às ações de possíveis violências dentro do espaço escolar. Estamos pensando no processo preventivo nas unidades escolares. Essa parceria do Tribunal com a Seduc é muito valorosa para a educação e também para toda a sociedade. Quando nós investimos em educação melhoramos o contexto escolar e também melhoramos a nossa sociedade”, afirma.
 
Edna Rodrigues Paraguassu, diretora da Escola Municipal de Educação Básica Eunice Cesar de Mello, em Várzea Grande disse que a formação oferecida pelo NugJur vai melhorar e muito o ambiente nas escolas. “Precisamos entender todo o processo de solução dos conflitos para restabelecer o diálogo. Uma das coisas mais difíceis é alguém parar para te ouvir, o que dificulta muito as coisas e no círculo [de construção de paz] a gente aprende a ouvir. Então esse curso vai ajudar muito, a entender a importância da fala e do respeito. Ouvir o outro é entender o outro”, comentou.
 
As capacitações voltadas à rede de ensino tiveram início em abril deste ano em todo Estado para possibilitar a expansão dos métodos adequados de solução de conflitos nas escolas, fomentada pela presidente do NugJur, desembargadora Clarice Claudino da Silva, pelo coordenador do Núcleo, juiz Túlio Duailibi Alves Souza e equipe.
 
Nesta capacitação o NugJur reúne o corpo docente para posteriormente abranger os alunos, justamente para que as pessoas que estão inseridas na administração das unidades de ensino consigam absorver as informações.
 
De acordo com a facilitadora da NugJur, Ana Tereza, essa dinâmica é para que entendam as propostas das ferramentas utilizadas nos Círculos de Construção de Paz e que possibilite a abertura de portas. “Quando o diretor, coordenador ou qualquer membro da escola não conhece [as ferramentas] não imaginam o quanto toda esse trabalho chega de forma efetiva, positiva, na classe escolar”, finalizou.
 
Ana Tereza disse que após percorrer várias comarcas do interior promovendo as capacitações afirma que o resultado nas escolas é efetivo. “Vamos levar o conhecimento também aos alunos e alunos para que melhore o relacionamento entre eles, entre eles e os professores e a partir daí ter a prevenção em relação aos conflitos”, pontua.
 
Ana Tereza explica ainda que essa dinâmica, primeiramente com o corpo docente, é para que entendam as propostas das ferramentas utilizadas nos Círculos de Construção de Paz e que possibilite a abertura de portas. “Quando o diretor, coordenador ou qualquer membro da escola não conhece [as ferramentas] não imaginam o quanto todo esse trabalho chega de forma efetiva, positiva, na classe escolar”, finalizou.
 
A facilitadora Sílvia Melhorança também conduziu a capacitação.
 
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: Foto horizontal colorida com todos os participantes posando para foto dentro da sala onde o curso foi realizado. No chão, na frente deles está os objetos utilizados na dinâmica, tais como cartazes, frases motivacionais, objetos de pelúcia. 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Justiça de Mato Grosso nega recurso a homem condenado por furto de energia em Rondonópolis
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Filósofo Clóvis de Barros faz live sobre curso ‘Estante do Clóvis’ nesta quinta-feira

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Rotam localiza faccionado com 12 passagens criminais e apreende arma e drogas em Chapada dos Guimarães

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA