CUIABÁ

MATO GROSSO

Nosso Judiciário: estudantes de Direito visitam o Tribunal de Justiça

Publicados

MATO GROSSO

Acadêmicos do 1° ao 9° semestres do Curso de Direito, da Faculdade Faipe, na Capital, visitaram, na tarde dessa quarta-feira (14 de setembro), a sede do Palácio da Justiça, no Centro Político Administrativo. Os futuros juristas participaram de um tour pelo prédio do Tribunal de Justiça organizado pelo Nosso Judiciário, programa que recebe acadêmicos de Direito de instituições de ensino superior de Cuiabá e de outras cidades do Estado.
 
Os estudantes passaram por vários ambientes e ainda puderam acompanhar parte da sessão de julgamento da Terceira Câmara Criminal, presidida pelo desembargador Juvenal Pereira da Silva e composta pelos desembargadores Rondon Bassil Dower Filho e Gilberto Giraldelli. Em seguida, passaram por outros setores até chegar ao Espaço Memória do Judiciário mato-grossense onde foram recepcionados pelo desembargador Juvenal e pelo coordenador Judiciário, Bruno José Fernandes da Silva.
 
O coordenador destacou a importância em receber futuros advogados e advogadas e falou sobre a evolução experimentada pela Justiça com a implantação do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). “Tudo foi substituído pela virtualização. Então, agora, tudo no Direito exige informática, e vocês que estão em processo de formação precisam ficar antenados com as novas formas de comunicação do Judiciário”, frisou Bruno José, acrescentando que tecnologia da informação é tão importante quanto o Direito.
 
Estou surpresa com o que vi aqui. Valeu muito a pena adquirir essas informações. Essa visita reforçou ainda mais a minha decisão de fazer o curso. Quero ser delegada”, disse Emanoelly Áurea de Pinho Rua, do 4° semestre.
 
Na visão do professor Ronaldo Meirelles, de Direito Penal, apresentar o Tribunal de Justiça para os acadêmicos é desfazer a crença de que o Poder Judiciário é afastado da população. Meirelles assinalou a relevância desse evento e informou que a presença dos alunos é considerada como aula de campo, visita técnica que vai ao encontro dos conteúdos trabalhados em sala de aula e no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da faculdade.
 
O desembargador Juvenal sublinhou que receber estudantes é sempre uma satisfação, e que essa turma teve um valor sentimental e singular justamente porque entre os participantes estavam duas pessoas que fazem parte da vida dele, a esposa, a aluna Maria Jamile Teixeira e Silva, do 2° semestre, e o sobrinho, filho de um irmão, o advogado e professor Ronaldo Meirelles.
 
O magistrado, que participou da visita após o encerramento da sessão da Terceira Criminal, parabenizou os acadêmicos e o programa Nosso Judiciário, que oportuniza essa aproximação entre a Justiça e a sociedade. “Venha porque temos o maior prazer em receber”, finalizou o desembargador. Os futuros advogados receberam como recordação da visita o Glossário Jurídico
 
#Para cego ver. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição das imagens. Foto 1 – imagem colorida no formato horizontal: desembargador, com toga, fala para a turma. Foto 2 – imagem colorida no formato horizontal: desembargador com a mulher e o professor. Foto 3 – imagem colorida no formato horizontal: coordenador Judiciário fala sobre PJe para os estudantes.
 
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governador inaugura obras e assina mais de R$ 260 milhões beneficiando a região de Paranatinga, Gaúcha do Norte e Santa Rita do Trivelato
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Polícia Civil apreende 50 peças de entorpecentes em Primavera do Leste

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA