CUIABÁ
Parque da Nascente recebe trabalho de manutenção preventiva em seus equipamentos
CUIABÁ
A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) realiza, desde a semana passada, a manutenção preventiva no Parque da Nascente – Yone de Azevedo Campos, situado no bairro Morada do Ouro. A ação abrange a recuperação de todos os equipamentos que compõem o local e deve ser concluída nesta semana.
A atuação da equipe no local foi iniciada pelo ParCão, estrutura construída especialmente para diversão dos pets. No espaço, o trabalho consiste na recuperação de todo gradil, troca dos portões, reforma dos brinquedos, construção de novos bebedouros para os animais, manutenção no sistema hidráulico e pintura.
Além disso, a manutenção também alcança todos os equipamentos da academia e do parquinho voltado para crianças. Outra estrutura que receberá a atenção da equipe será a passarela de caminhada e contemplação da nascente do Córrego Gumitá, que terá todas as madeiras danificadas substituídas por novas.
“Estamos atuando de forma preventiva, visando garantir sempre o bom estado de uso dessas estruturas. A gestão Emanuel Pinheiro é referência na entrega de espaços de lazer e, da mesma forma, trabalhamos para que isso também se consolide na manutenção delas”, explica o diretor-geral interino da Limpurb, Anderson Matos.
De acordo com planejamento da empresa pública, este tipo de ação será estendido para todos os espaços de lazer. Segundo o cronograma, o próximo local a ser contemplado é o Parque da Família, localizado entre os bairros Bela Vista e Terra Nova. A previsão é que a partir da próxima semana a equipe já esteja atuando no local.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA4 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA4 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Militar prende homem faccionado com três quilos de maconha em Nova Ubiratã


