CUIABÁ
Secretária acredita que Agosto Lilás trouxe resultados positivos na conscientização contra violência doméstica
CUIABÁ
A secretária da Mulher, Cely Almeida, participou do encerramento da campanha Agosto Lilás, realizado na terça-feira (30), na Praça Alencastro. A ação teve como objetivo a sensibilização da sociedade acerca da violência doméstica e familiar.
Segundo a titular da pasta, o resultado das 23 frentes da campanha, entre palestras, blitz educativas, oficinas, seminários e rodas de conversas, foi satisfatório do ponto de vista da conscientização coletiva.
“Essa campanha é em todo o Brasil para pararmos para refletir e pensar sobre a importância de combater a violência doméstica. Durante todo o mês, a secretaria da Mulher realizou muitas ações e precisamos humanizar, principalmente os cavalheiros, porque nós não queremos mais tratá-los como agressores e com tudo isso, eu tenho sentido os homens cada vez mais conscientes desse papel”, frisou.
A iniciativa contou com a parceria da Delegacia Especializada da Mulher e de profissionais do Espaço de Acolhimento da Mulher, unidade referência no atendimento de vítimas da violência doméstica.
“Nós tivemos uma proximidade maior com o público e o resultado foi muito positivo porque tivemos uma grande procura de mulheres aos nossos serviços para melhorar a sua autoestima, trabalhar a sua independência financeira e proporcionar a saída do ciclo de violência”, elencou Thayssa Ferraz, psicóloga da pasta.
Como denunciar?
Para denunciar casos de violência doméstica, ligue para a Polícia Militar pelo 190 ou para a Central de Atendimento Exclusivo à Mulher, por meio do 180. A vítima pode registrar denúncias, receber orientações e informações sobre leis e campanhas. A ligação é gratuita e funciona 24 horas, todos os dias da semana.
Núcleo Espaço de Acolhimento da Mulher
Telefone: 3318-4818
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
Rondonópolis6 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrásJuju Salimeni aposta em ensaio impactante e destaca força do autocontrole: ‘Foco’
-
CULTURA6 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
Rondonópolis4 dias atrásRondonópolis receberá investimento de mais de R$ 2 bilhões da Cofco
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásRafa Kalimann cria cápsula do tempo para a filha em comemoração do Dia das Mães
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásDaniella Cicarelli exibe rotina fitness e impressiona com treino ao ar livre


