CUIABÁ

"ME SINTO INCAPAZ"

Filha pede ajuda para o pai com câncer no esôfago em Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

O pedreiro Adoniel Pereira dos Santos, de 54 anos, precisa de uma dieta especial para sobreviver

Sem condições para bancar o tratamento do pai que sofre de um câncer no esôfago, a auxiliar de cozinha Gardenia de Sousa Rodrigues pede ajuda para conseguir mantê-lo vivo.

Seu Adoniel Pereira dos Santos, de 54 anos, lida com a doença há mais de um ano e meio e chegou ao ponto de não conseguir ingerir sequer um copo de água.

Hoje ele se alimenta por uma sonda e somente a dieta especial custa por mês em torno de R$ 2.000. Como era autônomo e o que ganhava mal dava para pagar as contas do mês, seu Adoniel nunca investiu em um plano de saúde.

“Meu pai trabalhava como pedreiro autônomo e contribuiu com o INSS apenas 4 anos. Trabalhava para comer, para pagar o aluguel. Não tem plano, nem seguro de vida, ele só tem a mim”, afirmou.

Gardenia conta que por meses o pai não sentiu dores, mas o caso ficou alarmante quando passou a ter dificuldades para comer.

“Ele só foi emagrecendo e chegou ao ponto de nem água conseguir tomar. Bebia e ficava entalado”. Quando isso acontecia ela corria com ele para a policlínica ou algum outro hospital, mas os médicos não conseguiam descobrir o que ele tinha.

Leia Também:  Bombeiros controlam incêndio de grande proporção em depósito de supermercado

Sem muitas alternativas, Gardenia pagou por uma consulta particular e a bateria de exames começou. Uma carne esponjosa de cerca de 7 centímetros foi encontrada e, após a realização de uma biopsia, veio o diagnóstico de câncer no esôfago.

Seu Adoniel ficou quase 5 meses sem conseguir se alimentar direito e chegou a perder 16 kg nesse tempo. Desde que começou a alimentação por meio de sonda, já recuperou 8 kg.

Hoje ele precisa fazer pelo menos 5 refeições ao dia, com intervalos máximos de até 3 horas.

Com o diagnóstico, deu-se início à corrida por um tratamento, quimioterapia, radioterapia e até cirurgia eles tentaram fazer. “Eu fico igual a uma louca arrancando os cabelos, de um lado pro outro”.

Para ele a cirurgia foi descartada devido às sequelas deixadas por uma tuberculose que teve há alguns anos. “O pulmão dele estava 50% afetado e se não estiver 100% ele morre na mesa de cirurgia”, explicou Gardenia.

“É uma luta e cada coisa que a gente vai fazendo tem custos e eu não tenho mais condições financeiras. A dieta do meu pai é muito cara”.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros Militar entrega duas viaturas para reforçar estrutura de unidade de Confresa

Esta semana seu Adoniel começa uma rodada mais forte de quimioterapia, pois a anterior não surtiu efeito.

 

A renda não alcança

 

Seu Adoniel morava sozinho em uma quitinete de Cuiabá, mas diante dos custos e do cuidado que precisa, ele se mudou para a casa da filha, que mora de favor na propriedade da sogra.

A renda de Gardenia é a única que sustenta a família, pois o marido também está desempregado devido a um quadro de insuficiência renal crônica.

“Fico triste de ver meu pai nessa situação. Me sinto incapaz e não podemos contar com o governo mesmo pagando tão alto com impostos”.

Ela já tentou por duas vezes dar entrada na aposentadoria do pai e tentou conseguir pelo SUS a dieta especial, o que já aliviaria a situação financeira da família.

Para contribuir com qualquer tipo de valor basta fazer uma transferência pelo Pix: 65993496923, que também é o contato do seu Adoniel.

 

Fonte: Social

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Tribunal de Justiça de Mato Grosso é o 4º mais demandado do país

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA