CUIABÁ

MATO GROSSO

Capacitar para disseminar: TCE-MT promove evento interno de conscientização sobre importância da LGPD

Publicados

MATO GROSSO

Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) reuniu centenas de servidores e colaboradores no auditório da Escola Superior de Contas, na manhã desta quarta-feira (24), a fim de fomentar a conscientização sobre a importância da adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Para o presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, o encontro foi um importante passo dado ao cumprimento do Ciclo Bianual de Capacitação estabelecido para Escola Superior de Contas, oportunizando aos servidores e colaboradores que avancem no conhecimento e aplicação prática da nova Legislação.

“A LGPD é uma legislação moderna, que se fez necessária devido à digitalização da nossa sociedade. Nesse ambiente de logaritmos e de inteligência artificial, os dados se tornaram bens preciosos e de valor tangível, não é à toa que as Big Techs investem bilhões em serviços aparentemente gratuitos, mas que são atrativos para captura de dados”, ponderou o presidente.

O supervisor da Escola, conselheiro Waldir Júlio Teis, lembrou que a proteção de dados já é uma prática no Tribunal de Contas, mas é preciso se adequar à nova legislação. “Esse é um assunto que borbulha todos os dias no nosso trabalho e é preciso massificar esse conhecimento para que não comentamos erros naquilo que, dentro do formalismo legal, o TCE adota todos os dias”. 

Leia Também:  Polícia Civil prende em Várzea Grande traficante que despachou 11 quilos de skunk para Goiás

Na oportunidade, a advogada e especialista em Direito Digital e Cibersegurança, Patrícia Peck, falou sobre conceitos básicos e aplicação da LGDP, seu impacto nos órgãos de controle, como implementá-la na administração pública e a necessidade de investimento em três frentes principais: tecnologia protetiva, atualização dos processos de trabalho e fomento da cultura da proteção de dados, que exige a capacitação.

Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT

“Essa iniciativa da Escola é extremamente relevante. O Tribunal de Contas passar a exigir uma agenda proativa e prioritária até nas contratações, nas licitações. Desde o temo de referência na licitação, os requisitos já preverem que os fornecedores também têm que estar em conformidade com a proteção de dados. Quando você passa a exigir isso até no preenchimento para atender licitações, você passa a disseminar a cultura da proteção de dados”, destacou ela.

A especialista salientou ainda que a administração pública precisa ter acesso aos dados e também compartilhá-los para todo fomento de desenvolvimento econômico e social, até mesmo para trabalhar as políticas públicas. No entanto, isso precisa ser feito com transparência e segurança. “Aí sim, o Tribunal de Contas capacitado, preparado e exigindo também no início do processo licitatório, é a melhor equação do Brasil digital sustentável”. 

Leia Também:  Vara de Direito Agrário sentencia processos envolvendo área de 149 mil hectares na região de Sorriso

Conforme o secretário de Tecnologia da Informação do TCE-MT, Andre Luiz Costa Cruz, a atual gestão iniciou o trabalho de adequação à LGPD em 2022 e a capacitação faz parte de uma das fases do trabalho. 

“Também foi iniciado o trabalho de levantamento organizacional junto às áreas do Tribunal, que está sendo realizado gradativamente, e esse evento vem complementar esse trabalho com o objetivo principal de conscientização, para que os servidores possam saber da importância da adequação à LGPD, que o TCE e todas as demais instituições devem alcançar”, explicou. 

Também participou da capacitação, representando o Ministério Público de Contas (MPC), o procurador-geral de Contas adjunto, William de Almeida Brito Júnior.

Clique aqui e confira galeria de fotos.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Caminhoneiro morre após perder controle de carreta e tombar na BR-364

Publicados

em

Reprodução

Um caminhoneiro morreu após um acidente envolvendo uma carreta na BR-364, em Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).

A ocorrência foi registrada no trecho da rodovia que liga o município a Tangará da Serra. Conforme as informações preliminares, o motorista seguia pela estrada conduzindo uma carreta Scania R 420, que transportava uma carga de fertilizantes agrícolas, quando perdeu o controle do veículo.

Após sair da pista, a carreta tombou às margens da rodovia. O impacto provocou danos na estrutura do veículo e também comprometeu parte da carga transportada.

Equipes de atendimento foram mobilizadas para prestar socorro, mas o caminhoneiro não resistiu aos ferimentos. Ele ficou preso nas ferragens e teve a morte confirmada ainda no local.

A área do acidente foi isolada para a realização da perícia, que deve apontar as possíveis causas da ocorrência. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde serão realizados os procedimentos de identificação.

As circunstâncias que levaram o motorista a perder o controle da carreta ainda serão apuradas.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Polícia Civil prende em Várzea Grande traficante que despachou 11 quilos de skunk para Goiás
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA