CUIABÁ

MATO GROSSO

Equipe do Fórum de Cuiabá que atende vítimas de crimes é preparada para acolhimento humanizado

Publicados

MATO GROSSO

Acolher. É apoiada neste verbo que a equipe do Centro Especializado de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais, instalado no Fórum da Capital, tem feito a diferença para muitas pessoas quando precisam passar por audiências nas mais variadas varas da unidade judicial. A proposta é garantir que mulheres, crianças e homens, independente da idade, vítimas de crimes de qualquer natureza, sejam tratadas com respeito, igualdade e dignidade.
 
O público do Centro de Atendimento é constituído, na maioria das vezes, por pessoas que enfrentaram algum tipo de delito, como traumas físicos e/ou psicológicos, e preferem não ter proximidade com os agressores ou com situações que lhes causem mais constrangimentos, ou tristeza e medo.
 
Assim, a missão diária dos profissionais – servidores, psicólogos, assistentes sociais e estagiários é a de receber as vítimas e familiares com o propósito de amenizar a inevitável tensão do momento. E para realizar esse acolhimento, que busca tranquilizar o sofrimento emocional dessas pessoas, a equipe foi capacitada pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT).
 
Rafael Busotto e Rita Avelino da Silva é uma das duplas que faz atendimento no Centro. Ele é psicólogo, formado há nove anos, e ela assistente social com 13 anos de experiência. Os dois, além de elogios à capacitação da Esmagis-MT, apontaram a satisfação em estarem fazendo parte do projeto e dizem que o resultado do trabalho tem surpreendido, justamente porque as pessoas têm saído do Centro Especializado para as audiências na varas sossegadas, calmas.
 
Busotto acentuou que o atendimento com as vítimas é com a utilização de técnicas da psicoterapia breve para que as pessoas consigam enfrentar a situação com equilíbrio emocional. “Estamos preparados para abordar essas vítimas e passar serenidade, porque, mesmo longe dos agressores, e sem a possibilidade de ter um encontro entre eles aqui, no Fórum, ficam intranquilas e muitas desesperadas”, diz o psicólogo.
 
“E é com o nosso aconchego, com o nosso olhar humanizado, que procuramos auxiliar as vítimas a restabelecerem a paz interior”, frisou a assistente social, dizendo que depois de receberem essa atenção as vítimas são encaminhadas para as audiências e outros atos jurídicos necessários no processo.
 
O atendimento humanizado das vítimas, além dos psicólogos e assistentes sociais, também é oferecido pelos demais componentes da equipe. Todos se envolvem. Nazilda Maria Pereira Ramos, tem 30 anos de Fórum de Cuiabá, sendo que grande parte desse tempo atuou nos setores de Expedição e Protocolo, e há menos de um mês, depois de retornar das férias e passar pela preparação da Esmagis-MT, assumiu a recepção do Centro Especializado. “Estou maravilhada, renovada e, acima de tudo, gratificada com o trabalho que estamos realizando. É muito bom, é compensador auxiliar as pessoas que estão nessa situação e verificar que saem daqui refeitas e autocontroladas”, sublinhou Nazilda.
 
A satisfação da equipe é tamanha que até a jovem Maria Virginia Gonçalves do Nascimento, estudante de Administração e estagiária na Comarca da Capital, está contagiada. “Nossa! A gente abraça a causa e fica apaixonada, porque conseguimos sentir o próximo e temos a consciência que podemos ajudar auxiliando os profissionais”, disse a futura administradora.
 
Para a gestora do Centro de Atendimento, Raquel de Carvalho Vaz Curvo, o entusiasmo e preparação de toda a equipe são constantes e crescentes. “A felicidade é grande também, porque sabemos do nosso compromisso, dedicação e, principalmente, porque estamos contribuindo para a melhoria da vida dessas pessoas que são vítimas de violência”, assinalou Raquel Vaz Curvo.
 
Contato
Interessados podem entrar em contato com o Centro de Atendimento Especializado às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais pelo telefone (65) 3648 6598, ou pelo e-mail cba.psicossocial@tjmt.jus.br.
 
Leia nos links, abaixo, matérias sobre o tema:
 
 
 
 
 
 
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Contas anuais de governo de União do Sul recebem parecer prévio favorável à aprovação
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Seduc visita escola em Barcelona para troca de experiências inclusivas

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA