CUIABÁ
Comunidade do Buritizal é inserida no programa “Agro da Gente” e beneficiada com maquinários
CUIABÁ
A comunidade Barreiro do Buritizal, localizada na zona rural da capital, passou a fazer parte do programa ‘Agro da Gente’, criado pela gestão Emanuel Pinheiro e que tem como foco a valorização e geração de renda às famílias que vivem no campo. Desta forma, alguns equipamentos como trator, roçadeira, máquina de distribuição de calcário, foram destinados à região para auxiliar no fomento à agricultura familiar.
O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, esteve presente na tarde de sábado (20) na localidade e aproveitou para vistoriar a operacionalidade das máquinas. Segundo ele, em pouco mais de uma semana, o número de horas trabalhadas superaram positivamente as expectativas.
“Somente o trator fez mais de 50 horas. Isso é um ponto muito positivo e aliado a visão do prefeito Emanuel Pinheiro de aproximar o Poder Público dos cidadãos da zona rural esta é uma das formas, pois, a partir do momento em que há uma fiscalização, acompanhamento, conseguimos fazer com aquele equipamento que é público, reverta-se em benefícios”, comentou.
A presidente da associação de moradores, Maria Zuleica, não escondeu a gratidão diante de mais essa importante conquista para os produtores locais, contribuindo para o aumento do orçamento domiciliar, além de garantir o escoamento dos produtos fabricados. “Estamos muito felizes com tudo que chegou até nós. Nossa comunidade avançou muito, porém, creio que muito mais virá. Muito obrigada ao prefeito, Stopa e Vuolo, por tudo que fizeram por nós e ainda vão fazer”, completou.
Esta primeira etapa foi finalizada pela Prefeitura de Cuiabá. Já os próximos passos, consistem no monitoramento das ações propostas e fortalecimento das cadeias produtivas.
Agro da Gente
Uma iniciativa oriunda da administração atual, o Agro da Gente, estabelecido pela lei nº 6.809/2022, visa atender mais de duas mil famílias, estimulando agricultura familiar, promovendo o crescimento da fabricação e autoestima dos produtores de pequenas propriedades, atendendo a quatro cadeias produtivas: aves, leite, frutas, legumes, verduras (FLV) e peixes, com objetivo de levar a tecnologia, apoio técnico, qualificação, insumos e recursos necessários aos assistidos, garantindo aos consumidores, alimentos certificados e com selo de qualidade.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA4 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA4 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Militar prende homem faccionado com três quilos de maconha em Nova Ubiratã
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno


