CUIABÁ

CUIABÁ

3ª Edição do programa “Mulheres em Ação” atende cerca de 2 mil pessoas e recebe elogios

Publicados

CUIABÁ

“Nosso bairro nunca tinha recebido uma ação deste tamanho e que fosse efetiva. Estava precisando fazer uma consulta com um médico e graças ao Mulheres em Ação, fui atendida e medicada”, esse foi o relato de Maria Izabel Silva, moradora do bairro Jardim Florianópolis.

Dona Maria e cerca de 2 mil pessoas participaram da 3ª edição do programa “Mulheres em Ação”, que aconteceu no último sábado (9), na EMEB Antônia Tita Maciel de Campos.

Com a aposentada, Tereza Alves Fonseca, os elogios continuaram e ela destacou a eficácia do evento que ofertou mais de 50 serviços. Para ela, os trabalhos prestados facilitaram, por exemplo, a vacinação de seu gatinho de estimação e a regularização das pendências do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

“Nunca imaginei que em um evento como este, oferecido pelo Município, eu conseguiria ser atendida em diversas áreas. Atualmente, estou desempregada e às vezes falta o dinheiro da condução para ir até o centro resolver essas pendências. Com essa aproximação, consegui me vacinar, parcelar IPTU, e vacinar meu gatinho. Fiquei maravilhada”, afirma.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá entrega primeira unidade da Casa do Mel Móvel

Para a secretária municipal da Mulher, Cely Almeida, é gratificante poder resolver a situação ou pelo menos orientar as pessoas sobre os serviços ofertados pela Prefeitura. Ela destaca que o programa foi idealizado pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, em parceria com o Núcleo de Apoio e outras secretarias, e é coordenado pela pasta da mulher.

“A sensibilidade da nossa primeira-dama nos motivou a sair da nossa secretária e vir de encontro com a comunidade, com os bairros, com as pessoas que realmente necessitam dos nossos serviços e que muitas vezes por falta de orientação ou até mesmo de dinheiro acaba não procurando seus direitos”, explica.

De acordo com a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, o “Mulheres em Ação”, tem como objetivo aproximar os serviços da prefeitura e dos parceiros, como a Delegacia da Mulher, MTU, Águas Cuiabá, com os bairros. Ela ainda pontua que em reunião com os representantes de bairros um dos maiores pedidos foi o olhar para as mulheres e principalmente para saúde íntima feminina.

Leia Também:  Prefeito comemora vinda de mais uma comissão da Câmara dos Deputados para vistoriar obras do VLT

“Um dos meus pedidos foi para nos atentarmos às mulheres que estavam há muito tempo sem fazer a mamografia e o exame preventivo. Com isso, conseguimos levar além de médicos com diversas especialidades a central de regulação para atualizar os dados. Nossa meta é que até o final do ano possamos realizar cerca de 10 mutirões”, afirma.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência

Publicados

em

CBM/MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.

A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.

Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.

A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.

Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.

Leia Também:  Stopa vistoria obras de ampliação do Mercado do Porto e afirma que estrutura estará entre as cinco melhores do país

Orientações

Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.

Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.

 

Fonte: CBM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA