CUIABÁ

MATO GROSSO

Politec lança novo layout do RG digital com verificação de autenticidade

Publicados

MATO GROSSO

Um novo layout da carteira de identidade, em formato digital e com verificação de autenticidade, está disponível para todos os cidadãos que possuem o documento no modelo atual, com QR Code no verso. O serviço deve ser acessado mediante cadastro no aplicativo MT Cidadão, que pode ser baixado gratuitamente em aparelhos celulares com sistemas Android e iOS.

O acesso ao RG digital fica disponível a partir da entrega do RG físico. Para isso, é preciso que seja feita a leitura do QR Code contido no verso da cédula, através do aplicativo.

O novo layout apresenta o mesmo padrão da cédula de identidade e a mesma validade do RG em formato de cédula e cartão.

O RG digital pode ser apresentado em comércios, cartórios e aeroportos, por exemplo, sem a necessidade do porte do RG físico.

O aplicativo também possibilita a exportação do documento em PDF e compartilhamento.

Segundo a Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica, a mudança no layout foi necessária, tendo em vista que o modelo anterior não era amplamente aceito, como comprovante de identidade, pelos estabelecimentos comerciais em geral.

Agora, o RG digital passa a ter um validador da identidade, por trazer a chancela do Governo do Estado autenticando os dados apresentados.

Leia Também:  Encontro Umanizzare e pessoas em situação de rua é tema da nova edição do podcast Explicando Direito

A validação do RG digital é feita dentro do aplicativo MT Cidadão, apontando a câmera do celular para o QR Code, que está no documento (digital ou impresso). Ao selecionar a opção “Verificar Cédula de Identidade”, basta clicar em “Ler QR Code’’ que será feita a verificação dos dados. Ao final, o sistema informará se o RG está ativo, além de alguns dados básicos, como a foto do cidadão, nome completo e data de nascimento. Caso as informações estejam em conformidade, aparecerá uma notificação na tela.

O novo formato digital é previsto no Decreto Federal nº 9278/2018, artigo 11, parágrafo único. Ainda, conforme a Politec, o objetivo é possibilitar maior adesão ao novo formato, gerando mais comodidade e segurança aos usuários.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  "Obras do Hospital Central e do Centro Logístico são exemplos de quando a Saúde é priorizada", diz governador

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA