CUIABÁ

MATO GROSSO

Juíza Maria Mazarelo é a entrevistada do programa Por dentro da Magistratura

Publicados

MATO GROSSO

Já está no ar a 15ª edição do programa Por Dentro da Magistratura, desta vez, com a participação da juíza Maria Mazarelo Farias Pinto. Nascida em Poxoréu (MT), ela se formou pela Universidade Federal de Mato Grosso e em 1999 foi aprovada no concurso para magistratura do Estado. Desde então, atuou nas comarcas de Dom Aquino, Jaciara, Campo Verde (por substituição), Barra do Garças e Rondonópolis, onde está desde 2004.
 
Atualmente, Maria Mazarelo jurisdiciona a Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e é responsável pela Justiça Comunitária na comarca. “Eu me identifiquei muito com a vara de violência desde quando a desembargadora Shelma Lombardi de Kato me convidou. Quando eu estive no gabinete dela no Tribunal lendo a lei, ela chegou e disse ‘a senhora está com receio?’ Eu disse ‘não excelência, me identifiquei plenamente’.”
 
No bate-papo conduzido pelo diretor-geral da Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT), desembargador Marcos Machado, a juíza – primeira mulher a ser entrevistada no programa – conta um pouco sobre suas origens – inclusive o início do trabalho em cartórios, aos 16 anos -, seus desafios profissionais e sobre importantes iniciativas sociais desenvolvidas ao longo da carreira, como os projetos Cidadão (Dom Aquino), Desabrochar, Portas Abertas e Vencendo as Fronteiras (Rondonópolis).
 
Por dentro da Magistratura – O programa é desenvolvido pela Esmagis-MT e é gravado mensalmente. Tem como objetivo conhecer experiências e condutas de magistrados e magistradas a partir de situações pessoais durante a carreira, opiniões e escolhas com intuito de transmiti-las, na forma de orientação ou recomendação, a juízes e juízas.
 
 
 
 
 
 
Esta matéria contém recursos de texto alternativo para prover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem colorida. Na parte superior direita está o logotipo do Poder Judiciário de Mato Grosso. Ao centro, uma foto da juíza. Na parte inferior, o logotipo do programa Por dentro da Magistratura.
 
 
Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  SES realiza coleta de sangue e análise para entrega de cadeira de rodas em Primavera do Leste
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Sesp e TJMT buscam parcerias para ampliar contração de mão de obra de reeducandos

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA