ESPORTES
Vasco vence o Operário em São Januário e se mantém invicto no Brasileiro
ESPORTES
O Vasco venceu o Operário por 3 a 0, na noite desta sexta-feira (24/6), em São Januário, e se manteve invicto no Campeonato Brasileiro. Os gols vascaínos foram marcados por Quintero, Nenê e Palácios. Com o resultado, o Cruzmaltino chegou aos 30 pontos na tabela de classificação e segue no G4 da competição.
O próximo compromisso do Gigante da Colina será diante do Novorizontino, na próxima quarta-feira 29/6, às 21h30, no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi.
- Foto: Daniel Ramalho/Vasco
- Foto: Daniel Ramalho/Vasco
O JOGO
A primeira boa chegada do Vasco foi com 2 minutos, pela direita, quando Figueiredo tentou o cruzamento para Getúlio, mas a zaga afastou. Aos 4, Nenê tentou novo cruzamento para Getúlio, que tentou a cabeçada, mas mandou pra fora, com pouca força. Aos 14, Nenê recebeu na direita, esperou a passagem de Weverton e deu no lateral, que tentou o cruzamento baixo, mas parou no goleiro.
O Vasco atacava pela direita e aos 24, Figueiredo meteu na área buscando Pec, mas a defesa afastou pouco antes do vascaíno completar. Três minutos depois, Figueiredo deu belo lançamento para Pec, que dividiu com o goleiro e perdeu boa oportunidade. Já no fim da primeira etapa, o Cruzmaltino chegou na base do abafa, tentando na bola aérea, mas a defesa adversária afastou.
- Foto: Daniel Ramalho/Vasco
- Foto: Daniel Ramalho/Vasco
- Foto: Daniel Ramalho/Vasco
A segunda etapa começou com o adversário mais no ataque. Aos 4, eles chegaram com perigo e acertaram o travessão. A resposta do Vasco veio aos 6. Nenê cavou na área e Figueiredo tentou o desvio, fazendo a bola passar por todo a área com muito perigo. O Vasco buscava a vitória e aos 26, Palácios tentou Gabriel Pec na área, mas a defesa afastou antes de a bola chegar no atacante vascaíno.
Aos 28, Weverton cruzou da direita, a bola cruzou toda a área e Palácios chegou batendo por cima do gol. A persistência deu resultado aos 30. Nenê cruzou na área e Quintero desviou pra dentro para marcar: VASCO 1 a 0. Aos 40, Raniel recebeu passe em profundidade e o defensor adversário tirou com o braço. Pênalti que o árbitro marcou com o auxílio do VAR. Nenê bateu forte, no alto e ampliou: VASCO 2 a 0. E não parou por aí. Já nos acréscimos, Palácios cobrou falta com muita categoria e marcou um golaço para fechar o placar: VASCO 3 a 0.
- Foto: Daniel Ramalho/Vasco
- Foto: Daniel Ramalho/Vasco
- Foto: Daniel Ramalho/Vasco
FICHA TÉCNICA
VASCO 3 X 0 OPERÁRIO
Data e hora: 24/6/2022, às 19h
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)
Assistentes: Evandro de Melo Lima (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: Vinicius Furlan (SP)
Público pagante: 20.269 pessoas
Público presente: 21.739 pessoas
Renda: R$ 579.022,00
Cartões Amarelos: Yuri Lara (VAS); Thales e Willian Machado (OPE)
Cartões Vermelhos:
Gols: Quintero, Nenê e Palácios
VASCO: Thiago Rodrigues, Weverton, Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Yuri Lara, Andrey (Juninho, 30’/2ºT) e Nene; Figueiredo, Getúlio (Palacios, 11’/2ºT) e Gabriel Pec (Raniel, 30’/2ºT) – Técnico: Maurício Souza.
OPERÁRIO: Simão, Thales (Ronald, 1’/2ºT), Reniê e Willian Machado; Arnaldo, Ricardinho, Tomas Bastos (Reina, 28’/2ºT), Giovanni Pavani e Fabiano; Paulo Sérgio e Silvinho – Técnico: Claudinei Oliveira.
fonte: https://vasco.com.br/vasco-vence-o-operario-em-sao-januario-e-se-mantem-invicto-no-brasileiro/
ESPORTES
Estudante da Rede Estadual representa Mato Grosso nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo
Aos 17 anos, Daniel Santana Prado, estudante da Escola Estadual Cleinia Rosalina de Souza, em Cuiabá, se prepara para representar Mato Grosso na fase nacional das Paralimpíadas Escolares 2026, entre os dias 16 e 20 de novembro, em São Paulo.
O caminho até essa nova oportunidade começou em 2024, quando a professora de educação física Débora Rosana de Souza Lopes Barreto, atualmente treinadora de Daniel, enxergou no atletismo uma nova possibilidade para o estudante. Ele teve paralisia infantil ao nascer, que atingiu a fala.
Desde 2021, Débora já trabalhava com atletismo escolar e passou a observar que estudantes com deficiência nem sempre tinham as mesmas oportunidades de participação nas competições. Essa percepção despertou nela o desejo de ampliar esses espaços e criar condições para que mais alunos pudessem vivenciar o esporte, desenvolver suas habilidades e reconhecer o próprio potencial.
Na época, Daniel praticava xadrez com o professor João Paulo, da mesma unidade, mas o diálogo entre os educadores e o estudante abriu caminho para uma nova oportunidade: participar do Meeting Paralímpico de 2024. A estreia no atletismo levou Daniel ao pódio.
Para Débora, as competições representam oportunidades de aprendizagem que vão além dos resultados esportivos. “Uma competição pode ensinar muito mais do que regras, técnicas e resultados. Quando estamos em outros estados, procuro mostrar aos estudantes um pouco da história dos lugares, das pessoas e das realidades que encontramos. São experiências que ampliam o olhar e contribuem para a formação deles como cidadãos”, destaca.
A professora também percebeu avanços no desenvolvimento de Daniel ao longo do percurso, especialmente na comunicação e na socialização. O contato com outros atletas com deficiência, segundo ela, permite ao estudante conhecer diferentes trajetórias de participação, autonomia e realização pessoal.
Em 2025, nos Jogos Escolares Paralímpicos, realizados em São Paulo, Daniel conquistou o primeiro lugar no arremesso de peso e no lançamento de dardo, além do terceiro lugar nos 100 metros rasos.
Neste ano, Daniel voltou a competir na fase estadual dos Jogos Paralímpicos Escolares, realizada em Cáceres, onde conquistou a classificação para a etapa nacional. Também participaram da competição Luann Gabriel Ferreira Gomes, de 12 anos, e David Nathan Bueno de Oliveira, de 24 anos, que concluiu o ensino médio no primeiro semestre deste ano.
Agora, Daniel se prepara para representar Mato Grosso em mais um desafio, levando para a competição a experiência acumulada nas pistas e os aprendizados construídos ao longo de sua trajetória no esporte.
Para o coordenador pedagógico da Escola Estadual Cleinia Rosalina de Souza, Emanuel Ferreira do Nascimento, a história dos estudantes também evidencia a importância de reconhecer as experiências e o potencial de cada aluno.
“Precisamos reconhecer o esforço dos nossos alunos. Cada trajetória é única e todas elas nos inspiram como seres humanos, mostrando que, apesar das dificuldades do dia a dia, temos que continuar caminhando e acreditando em nossas possibilidades”, destaca.

-
ARTIGOS7 dias atrásA colcha de retalhos da vida e a urgência do autocuidado: uma reflexão sobre o câncer e a prevenção
-
JURÍDICO6 dias atrásAGU pede a Fux que aguarde PGR e mantenha proibição das bets no país
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar apreendeu mais de 10,1 toneladas de entorpecentes em 2026
-
JURÍDICO3 dias atrásDerrubar canal com eleitores limita mobilização, dizem especialistas
-
ESPORTES6 dias atrásLula defende proibição de bets e cobra clubes de futebol por alternativas de financiamento
-
JURÍDICO4 dias atrásTSE manda Meta esclarecer restrições a postagens da campanha de Lula
-
POLITÍCA NACIONAL5 dias atrásMinistros ordenam que Lula e Janja removam vídeos contra Flávio
-
POLÍTICA MT5 dias atrás“Não podemos retroceder”, diz Coronel Fernanda ao rebater Cattani sobre feminicídio; VEJA VÍDEO










