CUIABÁ

MATO GROSSO

Com apoio do Governo de MT, redeira de Várzea Grande conquista clientes de outros Estados

Publicados

MATO GROSSO

A várzea-grandense Eva Lemes de França, de 47 anos, é um exemplo de empreendedorismo de sucesso em Mato Grosso. Eva se encontrou no mundo do artesanato, há 34 anos, confeccionando redes, talento descoberto aos 13 anos de idade e herdado da mãe. Com o apoio do Governo de Mato Grosso, por meio das ações de fomento realizadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), as redes de Eva já conquistaram clientes de Estados como Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo.  

Habilidosa, a redeira consegue confeccionar cinco redes por ano. O capricho dos detalhes de suas redes é construído aos poucos, na calmaria que a criatividade exige dela.

“Eu demoro em média três meses para fazer uma rede, não é fácil como todos imaginam. Aprendi assistindo minha mãe fazendo redes em casa. Morávamos em um sítio e era uma forma que minha mãe encontrava para ajudar meu pai com as despesas. Minha mãe não gostava que eu a visse fazendo as redes, mas eu tinha muito orgulho dela, e de tanto olhar ela, ali sentada fazendo cada detalhes, aprendi e, hoje, a venda das redes me ajuda com o orçamento familiar”, conta Eva.  

Leia Também:  Governo de MT abre licitação para compra de 15 mil câmeras de vídeomonitoramento

Apoiada pelo Governo do Estado e pela Associação de Redeiras Limpo Grande – Tece Arte, a artesã conta ainda que suas redes custam cerca de R$ 3,5 mil, os valores dependem do tipo da rede e do bordado.

As redes confeccionadas pela Eva são comercializadas em feiras nacionais, exposições e eventos culturais.

As portas abertas para a comercialização das redes da artesã são viabilizadas pela Sedec e pela Associação da qual Eva faz parte. Ela foi cadastrada pela secretaria estadual e há alguns anos conta com os benefícios da carteira nacional do artesão, por meio do Programa Artesanato Mato-grossense.  

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Abertura da campanha de Registro Civil em Mato Grosso será em Terra Indígena Bakairi

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Escola Estadual José Leite de Moraes utiliza horta como recurso pedagógico

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA