MATO GROSSO
Nosso Judiciário integra movimentação educativa em unidade de ensino do bairro Cidade Verde
MATO GROSSO
A manhã de quarta-feira (15) foi agitada na Escola Estadual Aureolina Eustácia Ribeiro, no bairro Cidade Verde, em Cuiabá. O projeto Nosso Judiciário do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) visitou a unidade de ensino e se juntou a duas outras atividades desenvolvidas por parceiros na escola: um concurso de dança e o circuito de saúde.
A aluna Evely Sabino, 13 anos, do 7º Ano, aprovou a iniciativa do Judiciário. “Eu achei bastante educativa e uma coisa muito boa para os jovens hoje em dia, principalmente a parte da Justiça Restaurativa, fala sobre a importância de ouvir dois lados para entender melhor a história”, citou.
A diretora Cleonice Maria Wobeto reforçou que as atividades extraescolares dão animo para a comunidade escolar. “Nosso propósito aqui é fazer essa movimentação educativa mesmo. Cada segmento que faz parte da sociedade se torna importante para o crescimento e desenvolvimento das nossas alunas e dos nossos alunos, então, todo parceiro que se manifeste com interesse de nos auxiliar é bem-vindo”, analisa. “Maravilhosa a iniciativa do Poder Judiciário de vir à escola. Acho que tem que fazer essa aproximação mesmo. Às vezes são pautas simples, mas que as crianças não têm acesso, é mais difícil de acessar. Mas, quando palestras como a de hoje ocorre no pátio da escola, eles passam a ouvir e o assunto se torna familiar”, define.
MATO GROSSO
Matrículas 2027 da Rede Estadual estão abertas e terminam no dia 16 de outubro
A solicitação de vagas para o ano letivo de 2027 na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso está aberta e pode ser feita até o dia 16 de outubro. Em Cuiabá, o prazo começou na segunda-feira (5.10), enquanto nos demais municípios do Estado teve início na terça-feira (6.10).
O pedido pode ser realizado pelo Portal Matrícula Web, disponível pela internet, ou presencialmente nas unidades de ensino que não utilizam a plataforma digital – clique aqui para acessar o portal.
Para o próximo ano letivo, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) prevê a oferta de mais de 55 mil vagas em toda a Rede Estadual, sendo cerca de 13 mil em Cuiabá.
Quem precisa solicitar
O procedimento é voltado principalmente para estudantes que ainda não estão matriculados na escola estadual escolhida, incluindo novos alunos, estudantes que abandonaram os estudos e aqueles que pretendem mudar de unidade dentro da própria Rede Estadual.
Após a solicitação, pais ou responsáveis deverão realizar a confirmação da matrícula entre 18 de dezembro de 2026 e 8 de janeiro de 2027.
A documentação poderá ser enviada pelo sistema ou apresentada presencialmente na escola, conforme a modalidade de atendimento adotada pela unidade.
Documentos necessários
Entre os documentos que poderão ser exigidos estão:
- Histórico escolar ou atestado de transferência;
- RG e CPF do estudante e do responsável;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Comprovante de residência;
- Documento com informação sobre o tipo sanguíneo;
- Cartão de vacinação atualizado;
- Atestado oftalmológico ou avaliação de optometria, no caso de estudantes do Ensino Fundamental.
Dependendo da situação do aluno, também poderão ser solicitados documentos relacionados ao atendimento da Educação Especial, termo de guarda, comprovante de inscrição no CadÚnico e autorizações para tratamento de dados pessoais e uso de imagem e voz.
Como solicitar
A solicitação pode ser feita pelo Portal Matrícula Web, no endereço matricula.seduc.mt.gov.br. O atendimento presencial também está disponível nas escolas que não utilizam a plataforma.
O prazo para solicitar uma vaga termina em 16 de outubro, tanto em Cuiabá quanto nos demais municípios de Mato Grosso.
Em caso de dúvidas, a Seduc disponibiliza o telefone 0800 065 1717.
-
MATO GROSSO3 horas atrásSetasc abre inscrições para sorteio do Camarote dos Autistas no jogo do Cuiabá contra o Avaí
-
POLÍTICA MT3 horas atrásMax Russi lidera coletiva de imprensa em apoio a Flávio Bolsonaro
-
MATO GROSSO2 horas atrásMT Hemocentro divulga calendário de coletas de sangue para outubro
-
AGRONEGÓCIO2 horas atrásMato Grosso lidera produção de grãos no Brasil e concentra 59,7% do gergelim nacional
-
Diamantino21 horas atrásNOTA OFICIAL- 05/10/2026
-
Rondonópolis21 horas atrásSecretaria de Saúde amplia comunicação com a população pelo Instagram
-
Rondonópolis20 horas atrásPeças teatrais e musicais marcam encerramento de projeto de leitura na EMEF Alfredo de Castro
-
Rondonópolis21 horas atrásProjeto do Procon ensina alunos da rede pública sobre direitos do consumidor


