CUIABÁ

CUIABÁ

Qualifica Cuiabá promove inclusão e gera oportunidade de emprego para mais 400 alunos

Publicados

CUIABÁ

“Fiz o curso de operador de empilhadeira e fui o primeiro aluno surdo. Não foi uma tarefa fácil, mas eu aprendi”,  relatou o aluno Jonnes Souza, durante a cerimônia de entrega de mais de 400 certificados da terceira edição do Qualifica Cuiabá, um dos pilares do programa Pra Frente Cuiabá, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico. O evento foi realizado na tarde desta quarta-feira (1º), no polo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Distrito Industrial.

Idealizado pela primeira-dama, Márcia Pinheiro, o Qualifica Cuiabá conta ainda com apoio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e da Secretaria da Mulher. O programa já atendeu mais de 5.760 pessoas, em cinco anos, e tem como objetivo chegar a 10 mil qualificados até o final de 2024. 

Apenas no primeiro semestre de 2022, o Qualifica Cuiabá já entregou mais de 1.800 certificados de qualificação em cursos de diferentes áreas ofertados pelo SENAI. “Esse é um momento muito importante, hoje foram mais de 400 pessoas qualificadas em diversas áreas, que geram a oportunidade de emprego e renda para os alunos certificados. Então, esse é um trabalho muito importante realizado pela gestão Emanuel Pinheiro juntamente com o SENAI, uma parceria que deu certo para que possamos ajudar e cuidar dessas pessoas que buscam se qualificar”, destaca a primeira-dama.

Leia Também:  45º JOGOS ESTUDANTIS CUIABANOS

“São cursos de qualificação em áreas profissionalizantes que vão ao encontro de uma demanda do mercado de trabalho aqui da região e que, graças ao programa Qualifica em parceria com o SENAI, a gente oferta cursos em que a partir do momento que se entrega o certificado, se abre as portas para que o máximo de pessoas sejam inseridas no mercado de trabalho”, acrescenta o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

O gerente do SENAI Distrito, Weslley Teixeira, explica que na unidade são ofertados mais de dez cursos profissionalizantes que contemplam áreas como operador de empilhadeira, eletricista industrial, soldador e assistente administrativo, que podem atender as demandas ofertadas por empresas instaladas no Distrito Industrial.

“Essa parceria deu muito certo porque a baixada cuiabana necessita de capacitação. Grandes empresas aqui do polo industrial precisam de mão de obra qualificada para melhorar a produção, para ter o melhor engajamento dos trabalhadores dentro da própria empresa e também para fomentar a economia. Então, fizemos dentro do Qualifica os cursos focados na demanda das indústrias locais, por isso, temos um sucesso de empregabilidade. É por isso que essa parceria é de extrema importância e tem dado super certo”, pontua o gerente.

Leia Também:  Noventa e cinco autos de infração são lavrados por descarte irregular de resíduos e atos lesivos à limpeza urbana em 2024

Para o aluno Jonnes Souza, que é deficiente auditivo, o Qualifica Cuiabá além de gerar oportunidade de emprego, também é uma ferramenta de inclusão social.  “Fiz o curso de operador de empilhadeira do Senai e fui o primeiro aluno surdo, não foi uma tarefa fácil. Mas, o professor sempre foi muito paciente comigo e meus colegas compartilhavam as coisas comigo. Eu sentia que seria na prática mesmo que aprenderia. Foi difícil, mas eu aprendi. Quando chegamos na parte prática senti um pouco de medo no início, mas eu aprendi. Foi muito bom, fui o primeiro surdo. A divulgação desse projeto é muito importante para que mais pessoas surdas possam aprender e ter oportunidade de conseguir um bom emprego”, disse o aluno durante seu discurso com tradução simultânea de uma interprete.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência

Publicados

em

CBM/MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.

A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.

Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.

A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.

Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.

Leia Também:  Direitos da criança e do adolescente são temas de debates preparatórios para 10ª Conferência Municipal de Assistência Social

Orientações

Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.

Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.

 

Fonte: CBM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA