CUIABÁ

POLÍCIA

Polícia Civil realiza palestra do De Bem Com a Vida para alunos de Escolas Municipais em Cáceres

Publicados

POLÍCIA

Alunos da Escola Municipal Buriti, localizada no distrito de Vila Aparecida, a aproximadamente 50 quilômetros do município de Cáceres (228 km a oeste de Cuiabá, participaram nos dias 18, 20 e 24 de maio, de atividades desenvolvidas pela Polícia Civil, por meio do projeto De Bem Com a Vida.

No primeiro dia de atividades, cerca de 100 alunos 6º ao 9º ouviram atentamente orientações sobre os riscos e malefícios causados pelo consumo de bebidas alcoólicas na adolescência, além de perigos de contágios e doenças causadas pelo cigarro eletrônico.

Participaram dos eventos, o delegado titular da Delegacia do Adolescente Cáceres, Adriano Bernardi Cavalheri, e a equipe de Policiais dessa Unidade, além do corpo docente da escola, numa profícua interação da comunidade e força de segurança.

No dia 20 de maio, cerca de 70 alunos das turmas da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e pais de alunos da comunidade participaram da palestra, assistindo aos vídeos e músicas correlatas à temática, assim como, desenvolveram trabalhos em grupos sobre a educação dos filhos.

Leia Também:  Polícia Militar prende faccionado por tentativa de feminicídio em Tangará da Serra

Cerca de 100 alunos do Ensino Médio, do 1.º ao 3.º Ano, também foram contemplados com a palestra, realiza na terça-feira (24). Com base na palestra, os alunos desenvolveram trabalho em equipes sobre o tema: Borboleta Azul, uma paródia sobre conhecimento e decisões pessoais.

O ciclo de palestras atendeu um pedido da direção da escola, por tratar de temas vivenciados pelos jovens, os quais diante dos esclarecimentos apresentados pelo projeto da Polícia Civil podem desvencilhar-se de comportamentos inadequados e irresponsáveis.

Escola Eduardo Benevides Lindote

Em outra ação desenvolvida pela Polícia Civil em Cáceres, dentro do projeto De Bem Com a Vida, realizada na quarta-feira (24.05), alunos da Escola Municipal Eduardo Benevides Lindote, localizada no bairro Jardim das Oliveiras em Cáceres, foram contemplados com duas palestras do projeto.

A primeira intervenção foi direcionada aos alunos do 5.º e 6.º ano, que participaram ativamente da palestra ouvindo orientações, fazendo perguntas, além de ficarem impressionados  com os vídeos  apresentados pela equipe policial.

Leia Também:  Investigação sobre execução de comerciante é concluída e autores indiciados por homicídio triplamente qualificado

Após o intervalo, mais uma palestra foi realizada, desta vez, direcionada aos alunos do 7.º e 8.º ano, seguindo a mesma dinâmica. Os adolescentes ficaram emocionados assistindo o vídeo  e cantaram a música “A Lei da Vida – versão Disney”, fazendo uma reflexão sobre seus comportamentos, pessoas amadas e futuro.

Ainda durante o encontro, os alunos ficaram entusiasmados com a profissão policial, tiraram suas dúvidas, fizeram muitas fotos. A diretora e o corpo docente da escola presente agradeceram a presença da Equipe e pediram novas palestras do projeto em datas futuras.

Fonte: PJC MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Acusado de feminicídio é encontrado morto em cela de presídio em Várzea Grande

Publicados

em

Reprodução

Joilson Bonifácio Correia de Sousa Silva, de 44 anos, foi encontrado morto na manhã deste sábado (17) em uma cela da Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá. Ele era acusado de assassinar a ex-companheira, Conceição Moreira da Silva, de 31 anos, com aproximadamente 16 golpes de faca, em Chapada dos Guimarães.

Informações preliminares repassadas à reportagem indicam que Joilson estava sozinho na cela quando foi localizado. Ainda não há confirmação oficial sobre a causa da morte nem sobre as circunstâncias em que o corpo foi encontrado. A hipótese inicial de que não houve participação de outras pessoas depende de apuração e não foi confirmada.

As autoridades deverão realizar perícia médico-legal e examinar registros da unidade prisional para esclarecer o horário e a causa do óbito, além das condições em que o detento permaneceu sob custódia do Estado.

Joilson estava preso desde a noite de 10 de outubro, quando foi detido após a morte de Conceição. O feminicídio ocorreu por volta das 21h, na Rua do Ipê, nas proximidades da Mercearia Azevedo, no bairro São Sebastião, em Chapada dos Guimarães, a cerca de 65 quilômetros de Cuiabá.

Segundo os registros policiais, Conceição havia saído do trabalho em um supermercado e seguia de bicicleta para uma pizzaria quando foi surpreendida pelo ex-companheiro. Ele teria aguardado a passagem dela e iniciado o ataque em via pública. A vítima foi derrubada e atingida por aproximadamente 16 golpes de faca.

Leia Também:  Polícia Civil prende em flagrante homem que perseguiu e importunou sexualmente vítima em Sorriso

A Polícia Militar foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), após testemunhas relatarem que uma mulher era atacada com uma arma branca. Quando os policiais chegaram, encontraram o suspeito contido por moradores. Joilson tinha ferimentos pelo corpo e um corte na cabeça, atribuídos à reação de pessoas que presenciaram o ataque. A faca indicada como instrumento do crime foi apreendida.

Socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Conceição foi encaminhada para atendimento médico, mas morreu em decorrência da gravidade dos ferimentos. O caso foi registrado no boletim de ocorrência nº 2026.343185 e passou a ser investigado pela Polícia Civil como feminicídio.

Vítima havia denunciado ameaças

Conceição havia procurado as autoridades para denunciar ameaças do ex-companheiro. Em 28 de setembro, 12 dias antes de ser morta, obteve uma medida protetiva de urgência após relatar episódios de violência e intimidação.

De acordo com informações divulgadas sobre o procedimento policial, ela havia voltado à residência onde morava com Joilson para buscar pertences, acompanhada de dois irmãos. Na ocasião, ele teria se armado com uma faca e ameaçado a mulher. Os familiares intervieram, e ela não foi atingida.

Leia Também:  ALMT homenageia Polícia Civil em sessão especial

Depois do episódio, Conceição registrou denúncia por ameaça no contexto de violência doméstica. O procedimento apontava risco grave à integridade da vítima. Informações levantadas durante a investigação indicaram que o suspeito não aceitava o fim do relacionamento e perseguia a ex-companheira.

Mãe de três filhos, Conceição teve a morte lamentada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Chapada dos Guimarães, que também questionou a efetividade da proteção oferecida após as denúncias.

Prisão preventiva

Joilson foi preso em flagrante em 10 de outubro. No dia seguinte, durante audiência de custódia, o juiz plantonista André Barbosa Guanaes Simões converteu a prisão em flagrante em preventiva. A medida manteve o acusado sob custódia enquanto avançavam os procedimentos judiciais, mas não representava condenação definitiva.

Com a confirmação formal da morte, a Justiça poderá reconhecer a extinção da punibilidade de Joilson, nos termos do artigo 107, inciso I, do Código Penal. A morte do acusado não impede a apuração de eventuais responsabilidades de outras pessoas, caso sejam identificadas.

Até a conclusão dos procedimentos oficiais, a causa da morte de Joilson permanece indeterminada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA