MATO GROSSO
SES promove encontro estadual para debater experiências e desafios da saúde indígena em MT
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Ações Programáticas e Estratégicas em Saúde (Coapre) e da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), realizará, nos dias 19 e 20 de maio, o II Encontro Estadual de Saúde Indígena, que terá como tema “As experiências e os desafios da saúde indígena em Mato Grosso”.
Durante a programação, os profissionais da área da saúde e das comunidades indígenas irão debater questões como a importância dos territórios para a saúde e vida dos povos indígenas, o enfrentamento à Covid-19, o controle social na saúde indígena, a Saúde Mental e o Programa Saúde na Escola.
“Este evento, como o título bem anuncia, nos traz a possibilidade de conhecer as experiências vivenciadas na atenção à saúde indígena por vários atores deste e de outros estados do país”, explicou a técnica da Coapre, Silvana Gomes. “São experiências que vêm nos abrilhantar com aprendizado e com possibilidades de novos desafios e conquistas”, acrescentou a também técnica da Coapre, Viviane Francischini.
O II Encontro Estadual de Saúde Indígena contará com a contribuição de profissionais dos Estados do Rio Grande do Sul, do Amazonas, Distrito Federal e de São Paulo, além dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas Kayapó, Xavante, Xingu em parceria com municípios e regionais de saúde mato-grossenses, com o Conselho da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira e com a Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso.
A programação dos dois dias poderá ser acessada por meio dos links:
- Dia 19 de maio de 2022 (período integral)
Link do YouTube – https://youtu.be/BUbYXK9ZvA0 – Matutino
Link do YouTube – https://youtu.be/U22reeK4Yzo – Vespertino
- Dia 20 de maio de 2022 (período matutino)
Link YouTube – https://youtu.be/N4XEa_Am8ag
MATO GROSSO
ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.
Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.
Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.
“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.
O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.
Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.
Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.
Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
POLÍCIA3 dias atrásPM prende homem por danificar câmera do programa Vigia Mais MT
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMax destaca diálogo com Pivetta e elogia primeiras iniciativas


