MATO GROSSO
Anta resgatada com ferimentos na cabeça recebe aplicação de células-tronco em Nova Mutum
MATO GROSSO
Uma anta, resgatada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) com ferimentos na cabeça, recebeu aplicação de células-tronco, em Nova Mutum (262 km de Cuiabá no sentido norte). O animal passou também por um pequeno procedimento cirúrgico e está em recuperação.
Serão realizadas mais duas aplicações de células-tronco, de um total de três. A primeira foi na última quarta-feira (11.05) e o animal é monitorado de perto pela Gerência de Fauna da Sema, para acompanhar a evolução do procedimento.
Cada aplicação de células-tronco é realizada em um intervalo de 21 dias. O principal objetivo é que o animal se recupere de forma mais rápida.
“O processo de aplicação de células-tronco acelera a cicatrização, ao favorecer o crescimento da célula naquele local, que acontece em um tempo mais curto do que se fosse feita apenas aplicação de medicamentos”, explica o gerente de Fauna Silvestre, Fernando Siqueira.
Resgate
A anta, com mais de 100 quilos, foi resgatada após ser encontrada com um corte na cabeça. Pela característica do ferimento, os veterinários acreditam que ela pode ter sofrido um golpe com objeto cortante, como uma faca ou um facão.
Segundo Fernando Siqueira, é uma fêmea dócil, que circula entre as propriedades da região. “Além da aplicação de células-tronco, fizemos uma pequena cirurgia e usamos medicamentos, pomada e faixas. Pelo porte, definimos que ela ficará na cidade sob cuidados veterinários. Avaliamos que, até a recuperação, este é um caso que requer alguns meses de monitoramento e cuidados”.
Com apoio de moradores locais, a anta recebeu os primeiros cuidados da veterinária especializada em animais silvestres, Gabriella Iglesias, enquanto a opção dos profissionais foi mantê-la se recuperando em uma fazenda particular, com amplo espaço, onde foi acolhida. Os custos dos procedimentos veterinários serão cobertos pela Sema-MT.
O transporte apresentava mais riscos do que benefícios, explica o gerente de Fauna da Sema. “Para ser transportada para Cuiabá, a anta precisaria ser sedada. Haveria estresse no transporte e a mudança de habitat impactaria diretamente em sua alimentação, o que não colabora com a recuperação”.
Denúncias ou informações
A Sema orienta a quem se deparar com animais silvestres, seja em área urbana ou rural, ligar para o número 190, da Polícia Militar, ou diretamente para a Coordenadoria de Fauna Silvestre: (65) 3613-7291, em Cuiabá.
MATO GROSSO
ALMT aprova projetos de apoio à agricultura familiar, saúde e educação em sessão ordinária
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (21), projetos voltados à agricultura familiar, saúde, educação e assistência social. Entre os destaques estão medidas de apoio aos produtores de queijo artesanal e à cadeia do leite.
Uma das principais discussões envolveu o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 5/2026 , de autoria de Gilberto Cattani (PL), que susta os efeitos de decreto do Poder Executivo relacionado à regulamentação de produtos lácteos artesanais. Segundo o parlamentar, as regras dificultam a atividade das pequenas queijarias e aumentam os custos de comercialização.
Em entrevista concedida antes da sessão, Cattani afirmou que a regulamentação promoveu uma redistribuição tributária que estaria “penalizando os artesanais, ou seja, o pequeno produtor, a pequena queijaria, e beneficiando as grandes indústrias”. O líder do governo, Dilmar Dal Bosco (União), chegou a pedir vista da proposta, mas devolveu a matéria durante a sessão, permitindo sua aprovação por unanimidade. Da mesma forma, foi aprovado o PDL nº 1/2026 , também de Cattani, que susta a obrigação de envio mensal de dados sobre produção, industrialização e comercialização por agroindústrias familiares e de pequeno porte.
O plenário aprovou ainda, em segunda votação, o Projeto de Lei (PL) nº 554/2025 , que altera critérios de representatividade dos produtores na administração do Fundo de Qualidade, Produtividade e Segurança Alimentar do Leite.
Por outro lado, foi rejeitado o PL nº 347/2022 , de autoria de Gilberto Cattani, que buscava facilitar o acesso à posse e ao porte de armas de fogo para mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas judiciais. Com a rejeição, a proposta segue para arquivamento. A matéria tinha parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Saúde e educação— Entre as matérias incluídas na ordem do dia, os deputados aprovaram, em primeira votação, o PL nº 336/2026 , de Fábio Tardin (Pode), que garante a oferta de toucas hipotérmicas para reduzir a queda de cabelo de pacientes submetidos à quimioterapia na rede estadual.
Na área de educação, o plenário aprovou o PL nº 1888/2025 , de Janaina Riva (MDB), que prevê a inclusão da carne suína na merenda escolar, com alternativa para estudantes com restrições alimentares. Foi acatada a Emenda nº 1 à proposta. Os deputados também aprovaram o PL nº 1975/2024 em segunda votação. A proposta institui uma campanha de desconexão das telas digitais, incentivando a redução do uso excessivo de celulares e redes sociais. “O nosso objetivo agora é criar uma campanha de desconexão das telas digitais e reforçar o trabalho que a escola vem fazendo, principalmente nas atividades extracurriculares”, afirmou Silva.
Outras deliberações— Entre os projetos aprovados estão ainda o PL nº 4/2025 (segunda votação), de Eduardo Botelho (União), que institui a Política Estadual de Combate à Fome; o PL nº 619/2026 (primeira votação), de Max Russi (Podemos), que cria o Dia Estadual do Professor Indígena; e o PL nº 175/2025 (segunda votação, nos termos do Substitutivo nº3 ), também de Russi, sobre conectividade em comunidades indígenas e quilombolas.
Também foi aprovado, em primeira votação, o PL nº 1123/2026 , do Executivo, que autoriza a doação à União da Gleba Pelissoli II, em Santa Terezinha, para fins de regularização fundiária.
Já o PL nº 795/2026 , que autoriza a contratação de empréstimo de R$ 1,5 bilhão junto à Caixa Econômica Federal, foi retirado de pauta a pedido da liderança do governo. Também houve pedido de vista de Wilson Santos (PSD) em proposta que altera a delimitação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Chapada dos Guimarães.
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásBrasil dobra recorde de voluntários para Copa do Mundo Feminina
-
POLÍCIA3 dias atrásPM prende homem por danificar câmera do programa Vigia Mais MT


