CUIABÁ

CUIABÁ

Prefeito recebe visita do imperador e imperatriz da Festa do Senhor Divino

Publicados

CUIABÁ

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu na tarde desta segunda-feira (09), a visita do imperador e imperatriz da Festa do Senhor Divino 2022, Samuel Blairo Locks e Mariuza Arruda, em seu gabinete no Palácio Alencastro. Também estiveram presentes, o capitão do mastro, Arthur Braz, da festeira, Enil Moraes e a organizadora do evento, Luzienne Brazno.

O festejo do Senhor Divino é uma das manifestações mais tradicionais da religiosidade mato-grossense, cuja celebração é datada desde os tempos do Brasil Império.

Neste ano, a festa ocorre entre os dias 22 de maio e 5 de junho, com a tradicional esmola percorrendo as ruas da capital. O baile e encerra com a missa de Pentecostes, celebrada pelo bispo Dom Mário Antônio da Silva, seguida da procissão e quermesse na Praça Alencastro.

“Neste ano, a Prefeitura de Cuiabá nos apoiará com a estrutura para realização da quermesse e da esmola, mantendo viva mais uma tradição secular cuiabana”, explicou Luzienne.

O prefeito Emanuel Pinheiro lembra a tradição da festa do Senhor Divino e afirma que a Prefeitura está de portas abertas para apoiar a realização da celebração.

Leia Também:  Equipe da Secretaria de Turismo fará levantamento em Barão de Melgaço para expandir aplicativo que fomenta o segmento

“É um prazer enormes recebê-los, a Prefeitura está sempre de portas abertas para a celebração do Senhor Divino, que é uma tradição. A fé Cristã é uma característica do povo cuiabano e devemos mantê-la sempre viva”, declarou o prefeito.  

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência

Publicados

em

CBM/MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.

A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.

Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.

A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.

Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.

Leia Também:  Secretário avalia implantação de estacionamento rotativo como benéfico para condutores e comércio local

Orientações

Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.

Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.

 

Fonte: CBM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA