CUIABÁ

MATO GROSSO

Inscrições abertas: combate ao narcotráfico é tema de curso no Judiciário mato-grossense

Publicados

MATO GROSSO

Com o objetivo de fortalecer a segurança pública e combater o crime organizado e o narcotráfico, a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) anuncia a realização do curso Fundamentos para Repressão ao Narcotráfico e ao Crime Organizado (FRoNt). A ação pedagógica será realizada no formato on-line entre junho e setembro de 2022 e os interessados devem se inscrever gratuitamente até dia 11 de junho (link no fim da matéria). São ofertadas 6 mil vagas para todo o Brasil.
 
A ação pedagógica é realizada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), parceira Esmagis colaboração e cooperação na realização de atividades conjuntas de educação profissional e intercâmbio de dados de políticas públicas sobre drogas e gestão de ativos oriundos do crime organizado, principalmente no que se refere ao tráfico de drogas e a crimes conexos.
 
O FroNt é voltado prioritariamente para profissionais que atuam na área de segurança pública federais, estaduais e do sistema penal, além das Forças Armadas Brasileiras e de profissionais vinculados ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), à Receita Federal e aos Correios. Caso comprove vínculo com alguma destas instituições, a matrícula será prioritária.
 
O curso oferece material didático em mídia interativa e na versão PDF, além de momentos interativos com tutores. Como o curso é realizado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ao concluírem todas as atividades obrigatórias com o desempenho exigido, os profissionais receberão um certificado de extensão universitária, emitido pela instituição.
 
 
 
 
Conheça abaixo o cronograma.
 
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Foto1 – cronograma do curso com as seguintes informações: 1 – Ambientação no curso – 22/06/2022; 2 – Introdução – 23/06/2022 a 05/07/2022; 3 – Economia das drogas, dinâmica do narcotráfico e crimes conexos – 06/07/2022 a 20/07/2022; 4 – Organizações criminosas no exterior – 21/07/2022 a 15/08/2022; 5 – Organizações criminosas no Brasil – 16/08/2022 a 05/09/2022; 6 – Tópicos especiais em repressão ao narcotráfico e ao crime organizado – 06/09/2022 a 22/09/2022.
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Primeiro Mutirão de Conciliação Ambiental de 2024 começa nesta segunda-feira (1º)
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Saiba quando chamar e como agir ao pedir socorro médico do Samu

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá é a última a retirar luminárias de LED compradas pelo Estado

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA