MATO GROSSO
“Hoje, tenho certeza que o dinheiro de nossos impostos é revertido em estradas, saúde, segurança e educação”, destaca Nelson Barbudo, sobre os investimentos do Governo de MT
MATO GROSSO
O deputado federal Nelson Barbudo destacou que os investimentos do Governo de Mato Grosso são observados nas diversas áreas e em todos os municípios do Estado. “Hoje, tenho certeza que o dinheiro de nossos impostos é revertido em estradas, saúde, segurança e educação”.
A declaração foi feita durante visita do governador Mauro Mendes e comitiva ao município de Nobres para assinatura de convênios, ordem de serviço e parceria para regularização urbana, na semana passada. O Governo de Mato Grosso, com contrapartida da prefeitura, está investindo recursos na ordem de R$ 55,5 milhões para obras de infraestrutura e início da regularização fundiária na região.
“Quando o governador Mauro Mendes assumiu este Estado, ele o encontrou em frangalhos, em pedaços. Salários atrasados, não havia repasse aos municípios. E assim a tragédia se instalava em Mato Grosso. O governador Mauro Mendes tomou atitudes duras sim, mas atitudes que agora, com gestão, [os impostos] estão voltando para a nossa população”, acrescentou o deputado.
Deputado Barbudo também ressaltou a importância das obras executadas pelo Governo de Mato Grosso na região de Nobres, entre elas a obra de restauração da rodovia MT-241, trecho que liga o município ao distrito de Marzagão, em Rosário Oeste, cuja ordem de serviço foi assinada pelo governador Mauro Mendes. A obra está orçada em R$ 31,6 milhões e compreende uma extensão de 61,36 km.
Outros convênios foram assinados para a construção de duas pontes de concreto, uma sobre o Rio Serragem, que facilitará o acesso de Nobres a BR-163, e outra sobre o Rio Ribeirão Nobres, que liga o centro da cidade ao Jardim Glória.
“Quem imaginaria uma estrada como aquela, de Bom Jardim ao Marzagão, sendo asfaltada, era impensável, e pontes duplicadas. O dinheiro das emendas parlamentares, colocadas na infraestrutura em Mato Grosso, agora estão sendo distribuídas pelo governador Mauro Mendes. Agora é crescimento e investimento em infraestrutura”, destacou Barbudo.
MATO GROSSO
ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.
Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.
Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.
“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.
O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.
Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.
Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.
Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
POLÍCIA3 dias atrásPM prende homem por danificar câmera do programa Vigia Mais MT
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMax destaca diálogo com Pivetta e elogia primeiras iniciativas


