CUIABÁ
Hospital de Referência à Covid-19 reduz em 76,4% o número de internações
CUIABÁ
O Hospital de Referência à COVID-19 (o antigo Pronto Socorro Municipal) reduziu drasticamente o número de internações dos pacientes com coronavírus, em comparação com o ano passado. No mês de março de 2021 estiveram internados no hospital 706 pacientes por Covid-19, já no mês de março desde ano, o número diminuiu para 166 internações. A redução foi de 76,4% se comparado ao mesmo período do ano passado.
Atualmente, a taxa de ocupação de leitos no Hospital de Referência é baixa. Dos 20 leitos de UTI adulto, apenas 03 estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação de 15%. Dos 18 leitos adultos de enfermaria, apenas 01 está ocupado, o que representa uma taxa de ocupação de 5,5%. Já os leitos de UTI pediátrica e os leitos de enfermaria pediátrica estão desocupados.
Segundo o diretor do Hospital de Referência, Guilherme Salomão, as medidas preventivas adotadas pela administração municipal e o avanço na vacinação da população contra a Covid-19 foram fundamentais para mudar o cenário da pandemia em Cuiabá.
“Avançamos muito! A queda na taxa de ocupação e a mudança no cenário epidemiológico permitem que, tão logo os leitos destinados para pacientes com Covid-19 sejam convertidos em leitos gerais, e então, será possível atender as demandas cirúrgicas”, pontua.
O prefeito Emanuel Pinheiro, durante live semanal na terça-feira (26), comemorou a redução do número de internações. “Perdemos muitas vidas com a pandemia. Felizmente a situação foi mudando, quando passamos a conhecer melhor sobre a doença, formas de prevenção e tratamento. Esses fatores explicam parte da importante redução do número de internações no Hospital de Referência”, destaca.
“Os números das internações podem indicar um reflexo da queda acentuada de casos de Covid-19 em Cuiabá. Na medida em que avançamos com o número de vacinados, esses dados melhoram cada vez mais. É importante destacar a necessidade de completar o esquema de vacinação, com a primeira, a segunda dose e a dose de reforço. As pessoas vacinadas têm chances maiores de não desenvolverem manifestações graves da doença”, completa Pinheiro.
Cuiabá já vacinou com as duas doses 91.6% do público acima de 18 anos. Dentro do grupo de 12 a 17 anos, 80,7% tomou a primeira dose e 52,7% completou o esquema vacinal. O público de 5 a 11 anos é o que está com o menor índice, com 33,9% de vacinação com a primeira dose e 14% com a segunda. “O Brasil é um país que tem uma forte cultura de vacinação há muitos anos, mas infelizmente estamos com uma baixa adesão do público infantil à vacinação contra o coronavírus. Já está mais do que provado que a vacina é segura e que graças a ela estamos vendo a pandemia ir embora. Peço aos pais que não deixem de levar seus filhos para se vacinarem, pois quanto mais gente protegida, menos chance dessa doença voltar”, conclui o prefeito.
CUIABÁ
PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival
Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.
O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.
A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.
Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.
Evento movimenta economia
Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.
Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.
As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).
Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.
“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJanaina Riva classifica Osvaldinho Amorim como “diamante a ser lapidado” na política de Leverger
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrefeitura de Primavera do Leste reforça combate a incêndio na região das Furnas
-
Primavera do Leste4 dias atrásAmbulatório de Feridas de Primavera do Leste registra 21 atendimentos e cinco altas por cicatrização completa
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste avança na revisão do Plano Diretor com primeira reunião do Núcleo Gestor
-
Sinop2 dias atrásDia da Árvore: cerca de 560 pessoas participam de programação especial no Parque Florestal de Sinop
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste recebe noite especial de música e cultura com o “Primavera In Concert”
-
Sinop3 dias atrásParque Florestal de Sinop recebe programação especial neste sábado (19) em comemoração ao Dia da Árvore
-
Sinop6 dias atrásSinop amplia oferta habitacional com entrega de 796 casas; novo bairro será entregue nesta quarta (16)


