CUIABÁ

MATO GROSSO

Policiais militares auxiliam mulher em trabalho de parto em Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO


Policiais militares da Capital prestaram apoio assistencial e auxiliaram uma mulher em trabalho de parto a trazer ao mundo uma menina, na manhã desta segunda-feira (25.04), na base da PM do bairro Pedregal. 

Conforme as informações da equipe policial, no período da manhã, um casal chegou ao local pedindo ajuda, pois a mulher já estava em trabalho de parto e eles não sabiam a quem recorrer.

Imediatamente foi realizado contato com uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No entanto, a mulher já estava com dores de parto e a bolsa rompida.

Por conta disso, os policiais arrumaram, de improviso, uma sala, onde a mulher se deitou em um colchão e, com a ajuda do sargento Canavarro, da base da PM do Pedregal, e do sargento Romildo e soldado Mendes, da base da PM do bairro Bosque da Saúde, deu a luz a uma menina.

O pai da criança e uma mulher, vizinha da base da PM, também auxiliaram no parto. Em seguida, a equipe do Samu chegou ao local e realizou o corte do cordão umbilical da recém-nascida. 

Leia Também:  Alto Garças sedia roda de conversa sobre o Projeto Cibus

A mãe e a menina foram encaminhadas com segurança para uma unidade de saúde e passam bem.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Exposição virtual reconta história de boate LGBTQIA+ de Cuiabá nos anos 80

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Alto Garças sedia roda de conversa sobre o Projeto Cibus

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA